Cachoeira da Serra celebra 25 anos: de projeto a distrito consolidado no território de Altamira
Arte: Reprodução/Chellsen | O distrito de Cachoeira da Serra celebra, nesta quarta-feira (19), 25 anos de sua fundação simbólica, marcada em 19 de novembro de 2000. A data relembra o período em que a abertura do projeto atraiu ônibus lotados de visitantes interessados em conhecer a nova localidade, impulsionando a venda dos primeiros lotes e dando início ao crescimento populacional que moldou a comunidade.
Apesar da intensa movimentação no ano 2000, Cachoeira da Serra foi oficialmente criada apenas em 2 de julho de 2004, por meio da Lei Municipal nº 1.531, que reconheceu o distrito e permitiu sua organização administrativa e territorial.
Atualmente, a região é administrada por uma Subprefeitura e abriga cerca de 10 mil moradores. Localizada às margens da BR-163, às margens do rio Curuá, Cachoeira da Serra é o distrito mais distante do Brasil em relação à sua sede municipal: são 1.008 quilômetros até Altamira. A localidade faz divisa com Castelo de Sonhos, mantendo forte ligação econômica e social com o distrito vizinho.
Primeiro ponto após a divisa entre Pará e Mato Grosso, Cachoeira da Serra é reconhecida como porta de entrada para a Amazônia. Sua economia é impulsionada pelo setor madeireiro, pela pecuária, pela lavoura e, principalmente, pelo avanço da produção de grãos. Hoje, o distrito é o maior polo produtor de grãos do território de Altamira, considerado o celeiro do agronegócio local.
Mesmo jovem, Cachoeira da Serra demonstra grande potencial de desenvolvimento. Seu crescimento reflete o trabalho de sua população e sua importância estratégica para Altamira. Cada ano comemorado marca mais um capítulo de uma história construída com coragem, união e esperança em um futuro ainda mais promissor.



Fonte: Jornal Folha do Progresso/Ascom Prefeitura Altamira e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/12:01:25
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com