Cães farejadores auxiliam na apreensão de mais de 100 kg de drogas no primeiro bimestre deste ano no Pará

Os cães farejadores possuem um olfato cerca de 50 (cinquenta) vezes maior que o dos seres humanos (Divulgação / PRF)

Do dia 1º de janeiro até o momento, as apreensões geraram um prejuízo de mais de 15 milhões de reais para o crime organizado no Estado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nos dois primeiros meses deste ano, mais de 100 kg de entorpecentes em estradas e rodovias federais do Pará. As ações de fiscalização são realizadas com auxílio de cães farejadores.

Nesta quarta-feira (23), o Grupo de Operações de Cães (GOC), da PRF, vai realizar um comando especial para apresentar a toda comunidade, a ação de treinamento dos animais. O evento ocorrerá na Unidade Operacional (UOP) da PRF, em Benevides, BR-316, s/n, km 21, de 8h às 11h.

De janeiro de 2022 até momento, foram apreendidos mais de 89 kg (oitenta e nove quilos) de Cocaína, 22 kg (vinte e dois quilos) de Crack, 15 kg (quinze quilos) de Maconha, 693 (seiscentos e noventa e três) comprimidos de Anfetamina, além de Haxixe e Ecstasy, com a participação dos cães farejadores. As apreensões geraram um prejuízo de mais de 15 milhões de reais para o crime organizado.

Além do combate à comercialização de entorpecentes, os cães de faro auxiliam também no combate ao porte ilegal de arma de fogo. Desde o início do ano, a PRF já apreendeu um total de 40 mil reais em armas e munições.

Os cães farejadores possuem um olfato cerca de 50 (cinquenta) vezes maior que o dos seres humanos. O nariz de uma pessoa conta com cerca de 5 milhões de células olfativas, já o focinho de um cachorro possui 250 milhões de células. Os cachorros conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais, graças ao seu olfato apurado. Com o auxílio dos cães de faro em veículos, a busca por ilícitos se tornou muito mais assertiva.

Atualmente, o GOC/PA possuí 2 animais atuando como aliados na repressão de crimes. Conhecidos como Athos (5 anos) e Romu (1 ano e 9 meses), os animais são capacitados no faro de armas, munições, drogas e derivados.

Os animais são da raça Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão, que são as mais indicadas neste tipo de serviço de sinalização de ilícitos, pois assimilam com mais rapidez e eficiência os comandos dos treinadores, além de possuírem um olfato mais apurado.

O GOC/PA foi fundado em 2008 e seus agentes possuem formação em curso especializado da PRF para atuar com cães farejadores. Os animais são como uma extensão policial nas ações, estabelecendo uma relação de confiança e parceria com as equipes.

Jornal Folha do Progresso em 22/03/2022/14:47:18

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/curso-gratuito-sobre-mercado-digital-da-hiring-coders-esta-com-inscricoes-abertas/