Câmera corporal registra PM da Rota atirando e matando policial civil durante operação em SP

Foto: Reprodução | Imagens de câmera corporal registradas durante a operação da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em 11 de julho, na favela do Fogaréu, zona sul de São Paulo, revelam detalhes que têm levantado questionamentos sobre a atuação de um policial militar. O investigador da Polícia Civil, Rafael Moura da Silva, foi baleado e morto durante a ação, em que as equipes da PM e da Polícia Civil atuavam sem troca de informações prévias.

No vídeo, o sargento Marcos Augusto Costa Mendes aparece correndo em direção a um portão preto e, com uma chave, abre o acesso para dentro da viela onde os disparos aconteceram. A defesa da família de Rafael afirma que a chave teria sido encontrada no chão, mas causa estranheza o fato de ela abrir justamente um portão situado na entrada de um ponto conhecido de tráfico.

Os advogados da família alegam que Rafael gritou que era “polícia” após os primeiros tiros, e que mesmo assim foi atingido outras duas vezes. Ele morreu após cinco dias internado no Hospital das Clínicas.

A defesa do sargento Marcos Augusto sustenta que ele agiu de acordo com os protocolos da corporação e que os tiros foram disparados antes de qualquer verbalização por parte de Rafael. A Corregedoria da PM e o Ministério Público investigam o caso. O policial está afastado das funções operacionais por determinação da Justiça.

Fonte: G1/ Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/07/2025/12:00:15

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com