Câncer de cabeça e pescoço é mais comum do que se imagina.

image_pdfimage_print

Semana Global de Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço é realizada até o dia 23

No período de 18 a 23 de abril é realizada a ‘Semana Global de Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço’. Segundo estatísticas, cerca de 5% a 10% dos problemas de câncer estão localizados na cabeça e pescoço, onde se manifestam os cânceres de nariz, boca, garganta, faringe, pele, glândulas salivares e tireóides. Os mais frequentes são os de boca, provocados principalmente pelo cigarro e bebidas alcoólicas.

Segundo a médica oncologista Danielle Feio, do Hospital HSM – Centro Avançado de Oncologia, a incidência maior dessa doença constata-se entre os homens, que são os maiores consumidores de bebida e cigarros. Já a população feminina, embora tenha aderido, nos últimos anos, ao tabagismo e ao uso de bebidas, é menos atingida, pois de uma maneira geral as mulheres são mais cuidadosas com a higiene e a saúde.

Os sintomas mais comuns são feridas na boca que não cicatrizam, gânglios (linfonodos na região do pescoço), dor ao engolir ou até mesmo dificuldade para engolir (sensação de entalo). Os pacientes com este tipo de câncer podem sofrer alterações no seu dia a dia, por conta dos hábitos alimentares que mudam, com dificuldades para engolir, optando por alimentos pastosos ou líquidos; muita das vezes eles respiram através de cânula de traqueostomia (um orifício feito no pescoço para que o paciente possa respirar, pois muitas vezes o tumor de pescoço dificulta ou até impede a respiração); perda do paladar por conta de efeitos colaterais ocasionados pela radioterapia (as papilas gustativas ficam comprometidas pelo tratamento); em alguns casos eles recebem alimentos por sonda nasoenteral/ nasogástrica (que entra pelo nariz e leva alimentos para o estômago/intestino).

237754‘A qualidade de vida fica comprometida, porém quando diagnosticado tardiamente, pois esses comprometimentos geralmente acontecem quando o paciente tem o tumor em estágio avançado e volumoso. No HSM temos uma incidência de dois novos casos por mês, mas no sistema público a incidência é muito maior, em torno de dois casos por semana. A faixa etária fica em torno de 60 anos, geralmente são pacientes tabagistas ou ex- tabagistas’, destaca a médica.

Prevenção – Já está comprovado que a maior incidência dos casos de câncer atualmente é causada primeiramente por modificações genéticas adquiridas por fatores externos e não como uma doença genética passada de geração a geração. Muitos casos podem ser evitados com medidas simples, como alimentação saudável e peso adequado. ‘O recomendado é evitar álcool de maneira abusiva, o tabagismo, manter boa higiene da boca, visita periódica ao dentista, optar por alimentos saudáveis como frutas e verduras e a qualquer sinal de ferida na boca procurar o médico’, alerta a médica.

Dados – Com relação a estes cânceres, a incidência esperada para 2016 são 130 novos casos para homens e 80 entre as mulheres. Os locais mais comuns de câncer na boca são: língua (26%) e os lábios (23%) – principalmente o inferior. Outros 16% são encontrados no assoalho da boca e 11% nas glândulas salivares menores. O restante é encontrado nas gengivas e outros locais. Esses cânceres podem ocorrer em pessoas jovens, mas são raros em crianças.

A incidência de câncer de boca varia em diferentes regiões mundiais. Ele é muito mais comum na França, Hungria e Índia, por exemplo, do que nos Estados Unidos – e raro em países como o México e no Japão. Cientistas que estudam a doença atribuem essas diferenças a fatores de risco ambientais e comportamentais.

Nos países em desenvolvimento, os cânceres de boca estão entre os mais comuns. No Brasil, é o quinto em incidência entre os homens e os tumores, em sua grande maioria, são diagnosticados em estado avançado e apenas 20% são detectados precocemente, durante exame médico ou odontológico.

Por ORMNEWS:

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: