Captura de animais é suspensa no CCZ de Santarém

Previsão para a entrega do prédio é para quarta-feira (18)

O prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santarém, oeste do Pará, passa por uma reforma que obrigou a suspensão da captura de cães. As obras no canil e laboratórios estão em fase de conclusão. Novas máquinas estão sendo implantadas. Microscópios mais modernos para os exames de calazar, dengue e leptospirose também serão usados. O auditório também está sendo reformado para continuar atendendo a várias secretarias municipais com cursos de qualificação profissional e eventos de interesse da saúde pública.

Porém, o canil não podia passar por reforma completa por causa das pessoas trabalhando e animais sendo sacrificados no local.

‘Aqui é um centro de controle de doenças. Não se trata de animal, não se faz soro, não se aplica remédio, não se cura animais. Aqui é uma passagem. Esses animais, após 72 horas, são avaliados e aqueles que têm um padrão racial mais ou menos são testados para o calazar, vacinados contra a raiva e colocados para adoção. Os outros, infelizmente, não têm como ficar aqui para o resto da vida com eles dando ração. Eles têm que ser eutanasiados’, informou o coordenador do CCZ, Luiz Alberto Coelho.

A previsão é de que a reforma encerre nesta quarta-feira (18) e o serviço seja normalizado.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br