Carros do Ibama são destruídos por fogo na Floresta Nacional de Brasília- PF investiga

image_pdfimage_print

Carro do Ibama pegou fogo na Floresta nacional de Brasília neste domingo — Foto: CBMDF/Divulgação

Carros do Ibama pegam fogo na Floresta Nacional de Brasília
Veículos estavam em estacionamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente; ninguém se feriu. No sábado, servidores fizeram protesto contra ‘desmontes no órgão’.
Duas caminhonetes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pegaram fogo, na manhã deste domingo (28), no estacionamento do órgão que fica na Floresta Nacional de Brasília. Ninguém se feriu.

De acordo com os bombeiros, não havia ninguém no carro quando o fogo começou. Foram os próprios servidores que ligaram para corporação pedindo ajuda.
A sede do órgão ambiental onde os carros estavam estacionados fica próxima à região de Brazlândia. Quando as chamas começaram havia funcionários no local, que trabalhavam em esquema de plantão, segundo os bombeiros.

Ao todo, dez militares participaram da ocorrência. A Polícia Civil foi chamada e, em até 30 dias, um laudo da perícia vai apontar as causas e circunstâncias do incêndio.

 Carro do Ibama ficou destruído após pegar fogo na sede do órgão, em Brasília — Foto: CBMDF/Divulgação

Carro do Ibama ficou destruído após pegar fogo na sede do órgão, em Brasília — Foto: CBMDF/Divulgação

Protesto

No sábado (27), cerca de 80 servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) protestaram em Brasília contra “desmontes dos órgãos ambientais federais”.

Entre as reivindicações, ao grupo pediu a derrubada da MP 870/2019. A medida provisória restringe atribuições do Ministério do Meio Ambiente e transfere, entre outros pontos, o poder de demarcação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, pasta atualmente comandada por Tereza Cristina.

“Entendemos que a área ambiental tem a importância de fazer uso sustentável desses recursos, ao invés de ter o perfil econômico do agronegócio”, afirma a secretária-executiva da Acema-DF, Elisabeth Uema.

Ato no Parque Nacional de Brasília pediu 'fim do desmonte de órgãos ambientais federais' — Foto: Arquivo pessoal
Ato no Parque Nacional de Brasília pediu ‘fim do desmonte de órgãos ambientais federais’ — Foto: Arquivo pessoal

Mudanças no governo

Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou novas mudanças no governo federal. Quatro militares foram indicados para cargos de diretoria no ICMBio.

Os militares vão substituir diretores do órgão ambiental que pediram exoneração do Instituto Chico Mendes após a saída do presidente Adalberto Eberhard. O ex-gestor se demitiu após Salles ameaçar abrir processo contra servidores que não haviam comparecido a um evento no Rio Grande do Sul.

Para o lugar de Eberhard na presidência do órgão, o ministro indicou o coronel Homero de Giorge Cerqueira, que atuava como comandante da Polícia Militar Ambiental do estado de São Paulo.

O ICMBio é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela implantação, gestão, manutenção e fiscalização de parques, florestas nacionais e outras unidades de conservação (UCs) no Brasil. Além disso, fomenta e executa programas de pesquisa e conservação da biodiversidade e exerce o poder de polícia ambiental para a proteção das UCs federais.

Polícia Federal investiga como dois carros do Ibama foram queimados no DF, diz Ministro Moro
Veículos estavam no estacionamento do Instituto, na Floresta Nacional. Incêndio foi no domingo (28).

A Polícia Federal investiga de onde partiu o fogo que queimou duas caminhonetes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) na Floresta Nacional de Brasília, no último domingo (28). Os carros estavam na garagem do instituto, na BR 070.

A informação foi dada nesta terça-feira (30), pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “Está sob apuração da Polícia Federal”, respondeu ele depois de uma pergunta durante entrevista coletiva.
Os carros foram encontrados por servidores, enquanto ainda estavam em chamas. Os próprios funcionários telefonaram para o Corpo de Bombeiros, pedindo ajuda.
Uma das caminhonetes foi totalmente destruída e a outra teve danos na parte da frente. Ninguém ficou ferido.

Por Marília Marques, G1 DF

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

 Carro do Ibama ficou destruído após pegar fogo na sede do órgão, em Brasília — Foto: CBMDF/Divulgação

Carro do Ibama ficou destruído após pegar fogo na sede do órgão, em Brasília — Foto: CBMDF/Divulgação

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: