Casos de homofobia em escolas de Santarém preocupam Ministério Público

image_pdfimage_print

Assunto foi tratado em meio à primeira reunião do Fórum Estudantil dos Municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Embora ainda não tenha um levantamento do número de casos, o Ministério Público tem conhecimento da ocorrência de homofobia em escolas de Santarém, no oeste do Pará. E para promover uma reflexão entre os estudantes sobre as questões de orientação sexual, dedicou a primeira hora da reunião do Fórum Municipal Estudantil para discutir o assunto nesta quarta-feira (17).

De acordo com a promotora Lilian Braga, da promotoria de Justiça da Educação e da Saúde, o Ministério Público pensa a escola como lugar de convivência e de produção de conhecimento, onde o debate deveria se dar em um ambiente harmônico. Mas, o órgão sabe das diversidades e dos conflitos que eventualmente podem ocorrer dentro dessas escolas. “Nós quisemos fazer uma reflexão com os nossos alunos, para que eles sejam multiplicadores dessa reflexão dentro das escolas. Nós sabemos de casos de homofobia, já nos chegaram informações de buillyng e discriminação causados por conta de orientação sexual. Para nós, promover esse debate é fazer defesa dos direitos humanos”, explicou.

Para a promotora, se não houver combate à homofobia, o problema pode se agravar. “Essa é uma temática que preocupa porque se a gente não cuidar, vai se transformar em problema de saúde pública. Nós temos problemas com relação à violência e nesse caminho vem a criminalidade. Então é preciso cuidar para que não sejam evidenciados problemas de violência e de saúde por causa da homofobia”, frisou Lilian Braga.

O Fórum Municipal Estudantil foi criado com o objetivo de ser um espaço de diálogo aberto e direto entre MP e os estudantes. O Fórum reúne representantes de escolas estudais e municipais de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. As reuniões são tratadas questões problemas de infraestrutura, falta de carteiras, falta de merenda, a forma como a escola se organiza, a gestão, entre outros temas relacionados à educação.

Fonte: G1 PA.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: