Cerimônia torna vitalícios 28 juízes-Outros dois juízes tomaram posse na 3ª Entrância, no TJPA

image_pdfimage_print

 O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realizou, nesta sexta-feira, 14, a cerimônia de vitaliciamento de 28 juízes substitutos e deu posse na 3ª Entrância aos juízes Adriano Gustavo Veiga Seduvim e Blenda Nery Rigon Cardoso. A solenidade, presidida pelo desembargador Constantino Augusto Guerreiro, ocorreu no plenário Oswaldo Pojucan Tavares, no prédio-sede do TJPA.

Para ser vitaliciado, o magistrado passa dois anos em estágio probatório, após a posse, período em que é avaliado em seu desempenho funcional. Capacidade de trabalho, presteza e segurança no exercício judicante e conduta social nas Comarcas em que atua são alguns dos itens avaliados antes de ser concedido o vitaliciamento.

A solenidade começou com a posse dos juízes que foram promovidos à 3ª Entrância. Adriano Seduvim assumiu a 2ª Vara de Execuções Fiscais da Capital, enquanto que Blenda Cardoso está à frente da Vara de Combate às Organizações Criminosas. Em nome dos empossados, o juiz Adriano Seduvim lembrou que tanto ele quanto a juíza Blenda contabilizavam mais de 15 anos de magistratura no interior do Pará como juízes substitutos e que era grande a felicidade de ser recebido pelos desembargadores. “Essa chegada é o reconhecimento por anos de dedicação nas Comarcas do Interior”.

Foto-TJPA
Foto-TJPA

Na cerimônia de vitaliciamento dos 28 juízes substitutos, o desembargador Constantino Guerreiro desejou que o momento fosse um dia marcante para os presentes. “Conheço os desafios superados para que se chegue até aqui”, comentou com os magistrados, destacando as responsabilidades e os desafios da profissão, a qual ele comparou ao sacerdócio.

A corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria do Céo Coutinho, destacou em seu discurso os critérios de avaliação, mas também lembrou que a aprovação não era salvo-conduto para práticas incompatíveis com carreira do magistrado.

A desembargadora mencionou os desafios da atualidade, destacando a velocidade com que as decisões são divulgadas “comentadas e criticadas”, o que pode gerar desconforto. Mas ela pediu paciência aos novos juízes.

Em nome dos vitaliciados, a juíza Tânia Amorim Fiúza, em seu discurso, destacou os sacrifícios de cada um de seus colegas para realizarem o sonho da magistratura. Segundo ela, ser juiz “é não ter vontade própria, mas procurar a vontade do coletivo”. Disse que era necessário coragem, entender o jurisdicionado, agir de forma ética, correr riscos e pensar em formas de melhorar a prestação jurisdicional. “Ser exemplo não é fácil. É exigir de um ser humano que ele nunca erre”, afirmou.

Em nome do Ministério Público, o procurador de justiça, Miguel Ribeiro Baia, conclamou por ainda mais a aproximação entre as instituições que integram o sistema de justiça. O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Seção/PA), Gilberto Araújo, desejou que os magistrados sigam no caminho da moralidade e, sobretudo, da humildade, para que “o próximo passo seja receber o grau desembargador”.

Compuseram a mesa da cerimônia, além de o presidente do TJPA, desembargador Constantino Guerreiro, a procuradora do Estado, Lorena de Paula Rego, representando o governador Simão Jatene; o vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes; o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça brasileiros e decano do TJPA, desembargador, Milton Nobre; a corregedora das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, desembargadora Diracy Nunes; a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria do Céo Coutinho; e o diretor do Fórum Cível, juiz Sílvio César Maria, representando a Associação dos Magistrados Estado do Pará (AMEPA).

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Vanessa Vieira
Foto: / Ricardo Lima

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

order online at usa pharmacy! buy dapoxetine hcl. next day delivery, dapoxetine cost. the generic fluoxetine combination is manufactured by 58 companies. the information provided includes the cost of the drug and the type of drug – tablet , 

%d blogueiros gostam disto: