Chineses têm interesse em assumir portos em Santarém, Itaituba, Barcarena e Manaus

Foto:Reprodução | Empresários da China querem informações sobre normas e fluxo de tráfego em rodovias BR-163, BR-364, BR-060, BR-080 e capacidade e planos de expansão de portos fluviais e marítimos.

Depois de consolidar sua participação no setor energético do Brasil, os chineses se preparam para assumir os principais projetos de transporte para o interior do país.

Na área portuária, os chineses se interessam pelos portos fluviais de Manaus, Santarém, Itaituba e Barcarena, ampliando a saída de carga do agro pelo “arco norte” amazônico e do centro-oeste, integrado com o porto de Chancay, no Peru, no Pacífico.

A definição dos investimentos será feita pelo tráfego de tráfego de corredores como a BR-163, BR-364, BR-060, BR-080. Querem que o rio Madeira abra mais comércio pela parte Oriental da Amazônia.
Segundo a Folha de S. Paulo, os principais informações solicitadas pelos chineses são:

Dados financeiros e de projeto das ferrovias em construção, principalmente Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste)

Dados técnicos e operacionais das ferrovias Norte-Sul, Ferronorte (Rondonópolis-Santos), estrada de ferro Carajás e estrada de ferro Vitória-Minas

Volumes de carga importada e exportada por ferrovia, entre 2019 e 2024

Normas e fluxo de tráfego em rodovias (BR-163, BR-364, BR-060, BR-080)

Capacidade e planos de expansão de portos fluviais e marítimos

Condições de navegação no rio Madeira, com dados sobre navegação interior, empresas, cronogramas e tarifas

Rotas e destinos de soja e milho do Centro-Oeste e exportações por porto

Distribuição internacional de grãos por estado (MT, GO, RO, MS)

Fonte: Notícias ao Minuto /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/07/2025/07:00:22

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