Chuvas intensas aumentam riscos com a rede elétrica no Pará

Foto: Reprodução | Equatorial Pará alerta para os riscos de acidentes e dá dicas de prevenção no período de chuvas mais intensas do inverno amazônico

Com a chegada do período chuvoso no Pará, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do estado, onde as chuvas são mais intensas entre novembro e março, a Equatorial Pará reforça o alerta à população sobre os cuidados com a rede elétrica. As tempestades e ventanias típicas desse período podem provocar curtos-circuitos, quedas de energia e acidentes graves, especialmente quando há contato com fiações expostas ou alagamentos.

Segundo o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Elton Lucena, é fundamental que a população redobre a atenção com a segurança, tanto dentro quanto fora de casa.

“As chuvas fortes e os ventos intensos aumentam o risco de incidentes com a rede elétrica. Por isso, orientamos que as pessoas nunca se aproximem de cabos partidos, nem tentem religar a energia por conta própria. Nessas situações, a primeira atitude deve ser acionar a Equatorial imediatamente pelos nossos canais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Se houver risco à vida, essa informação deve ser priorizada no registro da ocorrência”, informa o executivo.

Cuidados Preventivos

Entre os principais cuidados preventivos estão evitar o manuseio de instalações elétricas quando estiver molhado e não utilizar equipamentos ligados à tomada durante tempestades com raios e trovões. Também é recomendado retirar os aparelhos das tomadas sempre que houver fortes descargas elétricas.

“Outro ponto importante é investir em materiais elétricos certificados pelo Inmetro. Isso garante mais segurança e reduz o risco de curtos e choques elétricos, principalmente em imóveis mais antigos ou em áreas com umidade”, complementa Elton Lucena.

Durante alagamentos, a orientação é desligar o disjuntor geral e aguardar um profissional qualificado para realizar a revisão das instalações antes de religar a energia. Já em casos de quedas de árvores, placas ou telhados sobre a rede elétrica, apenas as equipes da concessionária estão autorizadas a fazer o reparo.

Dicas para evitar acidentes

Risco Imediato: Ao primeiro sinal de risco à vida, como cabos energizados no chão ou postes danificados, acione a Equatorial imediatamente. Tenha o número da sua conta contrato em mãos para agilizar o atendimento.

Distância Segura: Evite mexer em fiações externas ou próximas a postes, mesmo que pareçam desligadas.

Cabos Caídos: Não toque em cabos caídos nem em pessoas ou objetos que estejam em contato com eles. Isole o local e ligue imediatamente para a Equatorial Pará e para o Corpo de Bombeiros (193).

Umidade: Não utilize equipamentos elétricos ou tomadas em locais úmidos, alagados ou com infiltração.

Aparelhos Eletrônicos: Retire da tomada aparelhos eletrônicos sensíveis durante trovoadas.

Áreas Abertas: Evite ficar em áreas descampadas, debaixo de árvores ou próximo de cercas metálicas durante tempestades.

Veículos: Caso esteja dentro de um veículo durante uma tempestade com raios, permaneça no interior dele — os pneus oferecem isolamento elétrico.

Manutenção: Evite manutenções em telhados ou próximas da rede elétrica enquanto chove.

Canais de Atendimento

Os canais de atendimento da Equatorial estão disponíveis 24 horas por dia, oferecendo praticidade e acessibilidade para todos os perfis de clientes: Assistente Virtual (Clara): Via WhatsApp, no número (91) 3217-8200; Aplicativo: Equatorial Energia (disponível para Android e iOS); Central de Atendimento: 0800 091 0196 (ligação gratuita) e o site: https://pa.equatorialenergia.com.br/novosite

Fonte: e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/07:49:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com