Cinco dias após temporal, 500 clientes estão sem luz em Porto Alegre

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De acordo com a CEEE o serviço deve totalmente normalizado nesta 4ª.
Dmae informa que 95% das residências tiveram fornecimento restabelecido.

Bombeiros trabalham na desobstrução de vias em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou, na manhã desta quarta-feira (3), que 500 clientes seguem sem energia elétrica em Porto Alegre. A previsão da empresa é e que o restabelecimento da luz seja concluído no decorrer do dia.

No dia do temporal, quando ventos de aproximadamente 120 km/h atingiram a capital gaúcha, na noite de sexta-feira (29), 450 mil clientes, 70% do total, ficaram sem luz. Até a noite de terça (2), esse número era de 3 mil.

A falta de luz provocada pelo temporal acabou interrompendo ainda o abastecimento de água na cidade. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na manhã desta quarta, 95% da cidade já estava com o fornecimento restabelecido, o que significa que 30 mil residências ainda estavam sem água.

Segundo o Dmae o vandalismo em uma estação na Zona Leste de Porto Alegre provocou o desabastecimento na região dos bairros Bom Jesus, Vila Pinto e nos Altos da Protásio Alves.

Direitos do consumidor
De acordo com o diretor-executivo do Procon de Porto Alegre, Cauê Vieira, eventos climáticos como temporal de sexta em Porto Alegre são entendidos pela jurisprudência como de “excepcionalidade”.

O ressarcimento de danos sofridos pela população depende da comprovação de algum tipo de omissão no caso de prejuízos com a queda de árvores ou postes sobre casas ou veículos, por exemplo, conforme orienta Vieira.

“Nesses casos, por se tratar de um motivo de força maior, a própria jurisprudência do poder judiciário tem entendido que não cabe responsabilização, nem do ente público, nem da concessionária de energia elétrica, salvo alguns casos específicos em que possa ser comprovado algum tipo de omissão desses entes públicos ou privados”, afirma Vieira.

Já em relação a interrupção de serviços, o desconto deve vir nos dois meses subsequentes, no caso das concessionárias de energia elétrica, mas deve ser solicitada para empresas de telefonia fixa, móvel, de TV ou de internet.

“O desconto tem que ser solicitado pelo consumidor, justamente, para que tenhamos um pedido do cidadão junto a essas empresa ou se tenha algum tipo de justificativa para que o Procon municipal tenha condições de fazer essa intermediação junto a empresa para que o período em que não foi fornecido o serviço seja descontado proporcionalmente ao consumidor”, afirmou.

Ele diz, no entanto, que o número de pessoas que procuraram o Procon ainda foi pequeno, mas a expectativa do órgão é de que a busca aumente à medida que a normalidade seja restabelecida em Porto Alegre.

“Porque o foco principal da cidade e da população é a reconstrução e a retomada da normalidade do funcionamento da cidade”, afirmou.

Chuva e ventania
O temporal, que teve ventos de quase 120 km/h, derrubou postes de luz e arrancou centenas de árvores, provocando diversos transtornos. Parte do teto de pelo menos um posto de combustíveis e dois centros de compras desmoronaram. A falta de denergia elétrica causou também a interrupção da distribuição de água.

No dia seguinte, a prefeitura recebeu o apoio da Brigada Militar e do Exército para auxiliar na recuperação da cidade. Além de 40 militares, 80 presos do regime semiaberto ajudam na remoção dos entulhos. Mais de mil toneladas de detritos já foram recolhidas das ruas.

Do G1 RS

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