Cinco suspeitos de atuação em facção criminosa são presos no Pará
Foto Reprodução| No início da manhã desta quarta-feira (3), enquanto grande parte da população seguia sua rotina sem imaginar o que se desenrolava nos bastidores da segurança pública, a Polícia Civil do Pará avançava sobre um complexo esquema que cruzava fronteiras estaduais e movimentava fraudes milionárias.
A operação “Sinal Falso”, deflagrada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), mergulhou no submundo das transferências irregulares de veículos e do uso de dados falsos em sistemas públicos, expondo uma engrenagem criminosa que atuava tanto no Pará quanto em São Paulo.
A ação policial foi reforçada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas e da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Anti Sequestro, todas integradas à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
INVESTIGAÇÃO REVELA FRAUDE ARTICULADA
Segundo o delegado Mateus Leão, responsável pela investigação, o esquema consistia em transferir veículos novos de outros estados sem a autorização dos verdadeiros proprietários. Para isso, vistoriadores credenciados recebiam pagamentos irregulares e inseriam dados falsos nos laudos, anexando fotografias retiradas da internet ou de concessionárias, mesmo sem jamais terem visto os carros presencialmente.
O delegado Augusto Potiguar, titular da DRCO, informou que foram apreendidos dez aparelhos celulares, computadores, documentos e outros objetos que passarão por perícia. O material deve ajudar a identificar outros participantes da associação criminosa e localizar veículos que seriam produto do esquema.
Os detidos foram encaminhados à sede da DRCO, onde passam pelos procedimentos legais. Eles responderão pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas públicos, falsidade ideológica e associação criminosa.
Apesar das prisões, a Polícia Civil reforça que as investigações continuam, com foco em desarticular todo o grupo envolvido e recuperar os veículos fraudados.
Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/12/2025/15:46:37
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



