Cloudflare fora do ar: veja o que causou a queda de sites no mundo todo
Foto Reprodução| Centenas ou até milhares de sites da internet amanheceram offline nesta terça-feira (18) devido a uma falha no Cloudflare, um dos maiores serviços de distribuição de conteúdo em nuvem do mundo.
A pane afetou inúmeros portais, páginas e serviços da web, incluindo o Downdetector, um importante monitor de atividade online.
O problema começou por volta das 08h50 (horário de Brasília), segundo o próprio Downdetector. Serviços populares como o X (antigo Twitter) e o ChatGPT também foram afetados pela instabilidade.
Por que isso aconteceu?
A Cloudflare se pronunciou em sua página de Status para explicar o ocorrido.
“A Cloudflare está enfrentando uma degradação interna de serviço. Alguns serviços podem ser afetados intermitentemente, e estamos focados em restaurá-los. Atualizaremos assim que conseguirmos solucionar o problema”, anunciou a Cloudflare às 08h48 desta terça (18).
O problema, no entanto, persistiu. Em pronunciamentos posteriores, a Cloudflare ressaltou que ainda investiga a causa da instabilidade. Dentre as tentativas de resolver o apagão, a empresa desativou o acesso WARP em Londres, que é um aplicativo de segurança de rede usado para proteger o tráfego da internet.
Por volta das 10h00, a Cloudflare anunciou que implementou mudanças que permitem a recuperação do Cloudflare Access e WARP. Segundo a empresa, a incidência de erros de carregamento para esses serviços já deveria ter retornado aos índices anteriores ao incidente.
O motivo exato da pane ainda não foi divulgado. Infelizmente, no momento, é impossível acessar o Downdetector para conferir a dimensão total dos serviços que passam por instabilidade.
Por que problemas no Cloudflare são tão graves?
A Cloudflare é uma importante provedora de serviços norte-americana e uma das maiores do mundo. Ela é provedora de CDN (Content Delivery Network, ou “Rede de entrega de conteúdo”), uma solução que oferece segurança, redundância e maior agilidade para navegação web no mundo inteiro.
Uma CDN é importante porque armazena espécies de cópias dos sites para entregar os conteúdos de maneira mais rápida para os usuários. A estrutura acelera o carregamento das páginas, já que o acesso às páginas seria muito mais lento caso os usuários tivessem que carregar diretamente dos servidores (que muitas vezes estão longe geograficamente).
As falhas na Cloudflare não são comuns, mas, quando ocorrem, impactam uma grande parcela da internet. Vários serviços que dependem da infraestrutura da empresa caem junto com ela, daí a gravidade da situação.
Fonte: Debate Carajás e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/11/2025/14:22:39
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com