Construções perto da rede elétrica aumentam risco de acidentes no PA

image_pdfimage_print

CREA recomenda distância de 2 metros entre lajes e fiação.
Flagrantes mostram que limite é desrespeitado em diversos bairros.

Construções feitas próximas, ou até mesmo em volta da rede elétrica, apresentam um risco para a segurança dos belenenses. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura recomenda uma distância mínima de 2 metros entre as construções e a fiação, mas a prática está sendo desrespeitada em diversos bairros da cidade (veja vídeo acima).

Na travessa Perebebuí, no bairro da Sacramenta, o segundo andar de uma casa foi construído em volta de fios de alta tenção – a rede elétrica atravessa o imóvel. Em outra casa do mesmo trecho a fiação passa pela varanda de uma casa, e é usada como varal para secar roupas. As duas casas são da mesma família, e a proprietária não quis gravar entrevista, se limitando a informar que a Celpa e a empresa de telefonia foram comunicadas da obra, executada há pelo menos dois anos.

“A construção está feita da maneira mais irregular e absurda possível. Denota claramente que não foi feito nenhum tipo de consulta, ou não teve nenhum apoio de profissional habilitado”, disse o engenheiro eletricista Manoel Costa, que enumera os riscos desta obra irregular. “Há risco de vida, diretamente, e um risco à rede elétrica em si. As pessoas que habitam, transitam ou ficam dentro daquele ambiente podem a qualquer momento sofrer um dano físico ou morte”, conclui.

Erro recorrente
No bairro da Pedreira, em Belém, a reportagem da TV Liberal encontrou mais de cinco postes dentre da área de imóveis particulares, com emaranhados de fios perto da fachada. “Dá medo, mas a gente não pode fazer nada. Só a rede Celpa pode ver isso”, disse Dilson Gomes, morador da área.

“A prefeitura teria que ficar sempre atenta para isso, não deixar construções próximas das redes. E também precisa de consciência dos moradores”, disse o empresário Carlos Farias.

A Celpa informou que irá enviar equipes aos locais mostrados na reportagem para tomar providências.

Exigências para a obra
De acordo com a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), para construir ou reformar é preciso procurar um profissional habilitado – seja ele um engenheiro ou arquiteto. Também é preciso que o projeto de execução da obra tenha autorização da secretaria, para que o serviço seja liberado.

O problema é que a fiscalização em obras irregulares não está sendo feita desde o último dia 15. “Nós estamos passando por reformulações de todos os setores da prefeitura, todas as secretarias, na nossa não vai ser diferente. Creio que a gente vá ter contribuição de novos colaboradores para poder atender melhor a cidade”, disse José Antônio Neto, chefe de fiscalização da Seurb.

Fonte: G1.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: