Contaminada, água de Alter do Chão oferece risco à população

Ufopa recomenda prudência até os resultados das análises continuadas

buy atarax – buy online without prescription. discounts up to 90%. fda approved drugs. overnight delivery. free shipping available. absolute privacy. atarax reviews

As águas da vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, representam um risco para a população. A afirmação é do diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Keid Nolan, e do promotor de Justiça Tulio Novaes. Segundo a primeira análise da Ufopa, as praias estão contaminadas com coliformes fecais acima do estabelecido pela legislação. A informação foi divulgada ontem pela assessoria de comunicação da universidade.

Novas análises serão realizadas sobre a qualidade da água na vila, mas já existe a recomendação de apoio e cuidados para a população. Segundo o diretor do instituto, em alguns pontos foram detectados picos na quantidade de coliformes fecais. “Isso já dá um alerta. Existe um risco de contaminação”, disse ele. Tecnicamente, porém, para afirmar que a água está contaminada, há necessidade de uma análise continuada das taxas ao longo do tempo. Ele sugeriu que a população aguarde o resultado de novas análises para frequentar o balneário. “Nós temos uma ação emergencial com a prefeitura para analisar isso novamente, acho prudente esperar os resultados”, afirmou.

O pedido principal da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o município é o tratamento de esgotos, segundo o promotor Tulio Novaes. O risco de contaminação apontado pelos laudos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e da Ufopa motivaram o pedido. “Existe um risco que não pode ser sustentado pela coletividade. Esse risco tem que ser sustentado pelo poder público. Ele é o responsável pela iniciativa que implemente políticas públicas para determinar a saúde das pessoas”, acrescentou.

O promotor também anunciou que o Ministério Público Federal (MPF) apoiará a causa devido à possibilidade de contaminação do lençol freático e do rio Tapajós, que é território federal. Para isso, pediu o apoio da população. “O MP nunca descartou os laudos da Ufopa. O fato de estarmos solicitando a continuidade dessas análises se prendem a duas questões. A primeira delas porque os laudos são válidos. Se são válidos, é preciso que haja continuidade. A segunda, a continuidade dessas ações não é uma medida pontual. É uma política pública”, afirmou o promotor.

how much does advair diskus cost at walmart generic advair diskus 250 50 fluticasone online

O monitoramento será importante para tentar melhorar a balneabilidade da praia. Na segunda-feira, dia 2, a Ufopa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém discutiram uma parceria nas análises das condições de balneabilidade da Praia do Amor, Praia do Cajueiro, orla de Alter do Chão, na zona de mistura do Igarapé do Macaco com o Lago Verde e outros locais ainda não definidos.

cheapest prices pharmacy. walmart generic zoloft price . express delivery, generic zoloft mg.

O estudo será contínuo e prolongado, no ano de 2015. Além disso, será feita uma ação emergencial de coleta e análise prevista para abril. A direção do ICTA/Ufopa formará uma comissão de pesquisadores para elaborar um planejamento de coleta das águas e os métodos utilizados nas análises.

Uma semana antes do Carnaval, a Ufopa realizou a análise microbiológica da água em 14 pontos na vila, a pedido do MPE devido ao surto de hepatite A que ocorreu no início do ano. A pesquisa, que atende às Resoluções 357/2005 e 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) analisou a água dos bebedouros e caixa d’água da Escola Antônio Sousa Pedroso, da torneira lateral da Igreja Nossa Senhora da Saúde, de seis barracas da praia da Ilha do Amor, e de pontos da praia do Cajueiro e Ilha do Amor. Em 80% das amostras foram detectados coliformes fecais acima do estabelecido pela legislação.
Por: O Liberal

store baclofen at room temperature between 68 and 77 degrees f (20 and 25 degrees c) in a tightly closed order baclofen online no prescription in canada

Foto: Cristino Martins (Agência Pará)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br purchase cialis online from the most aggressive online pharmacies and revel in increased erections. tadalafil is the very best drug used for managing erectile …