Cresce o número de mortes por HIV no Pará

image_pdfimage_print

buy cheap generic baclofen online without prescription baclofen street price ., baclofen poisoning treatment baclofen 10 mg buy baclofen 4rx buy generic online canadian pharmacy store! order prednisone canada . express delivery, order prednisone without prescription.

(Foto: Bruno Carachesti)-Dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) revelam que em 2014 foram registradas em todo o Estado 613 mortes de pessoas que viviam com Aids. O número de vítimas em relação a 2013 subiu para 15 casos de óbitos associados à doença. No ano passado, o número de pessoas no Pará com o vírus HIV foi de 1.384, tornando-o o sétimo estado brasileiro com o maior número de casos confirmados. São números que impressionam e reforçam a importância da conscientização neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado hoje.

Os municípios em que mais são registrados óbitos estão Belém, Ananindeua e Santarém. No ano passado, na capital houve 229 mortes, contra 225 em 2013. Para a coordenadora estadual de DST/Aids, Deborah Crespo, atualmente, os jovens são os mais atingidos pela doença, sendo o contato sexual a principal forma de transmissão. E para atingir este público, o lançamento da programação acontece no Cine Olympia, na avenida Presidente Vargas, bairro da Campina, em Belém, com o concurso de jingle (mensagem publicitária), entre os estudantes da rede pública ou privada da região metropolitana com faixa etária de 13 a 29 anos. “Queremos que os jovens sejam agentes multiplicadores.”, explicou Crespo.

2 days ago – best place to dapoxetine uk price dapoxetine in uae buy dapoxetine online buy estrace online over the counter estrace cream how long does it take for estrace to work estrace cost cream what is estrace for

Presidente da ONG, Jair Santos
Presidente da ONG, Jair Santos

Seguindo a programação, nos dias 2,3 e 4 deste mês, várias palestras sobre o assunto serão feitas nos Tribunais de Justiça de Belém, Santarém, Parauapebas e Marabá. Encerrando a campanha publicitária, de 9h às 12h do dia 14, ONGs, entidades de classes, órgãos governamentais e da justiça, farão um debate com a formação de duas mesas redondas falando sobre o uso de álcool e de mudanças de gênero, no Fórum Cível de Belém, ato que será aberto ao público.

AJUDA

Há 24 anos atendendo homens, mulheres e crianças que vivem com vírus do HIV, a organização não governamental (ONG) Paravidda, atende 1.500 pacientes cadastrados como soropositivos de todo o Pará. A casa, com sede em Belém faz atendimentos diários, recebe doações de voluntários, da iniciativa privada e do Estado para se manter. Porém, esses donativos não têm sido suficientes para dar continuidade ao trabalho que é feito. De acordo com o presidente da ONG, Jair Santos, há necessidade de alimentos, material de higiene, de limpeza, de almoxarifado e roupas. “Hoje estamos precisando de ajuda, pois temos que ter 100 pratos de comida por dia”, afirmou. A instituição recebe pacientes e seus familiares dos 144 municípios do Pará e disponibiliza 16 leitos para pessoas que aguardam consultas ou atendimentos nos hospitais públicos.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro em todo o mundo desde 1987, sendo que, no Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: