De Pelé a norte-coreano, os choros mais marcantes da Copa do Mundo

História do Mundial é repleta de momentos emocionantes. Rei do Futebol não segurou as lágrimas em 1958, e Jong Tae-Se se emocionou no hino em 2010.

Representar o país numa Copa do Mundo é capaz de fazer até os jogadores mais frios cederem à emoção. O goleiro Julio César e o zagueiro Thiago Silva mostraram isso na vitória do Brasil sobre o Chile nos pênaltis, no último sábado, pelas oitavas de final, mas não foram os únicos. Antes deles, atletas protagonizaram imagens emocionantes ao longo da história da competição, desde Pelé até o norte-coreano Jong Tae-Se. Confira a lista:

MARACANAZO EM 1950

A trágica derrota para o Uruguai na decisão da Copa do Mundo de 1950 virou o maior trauma do Brasil na competição. O gol de Ghigghia que definiu o 2 a 1 para a Celeste fez com que não só os jogadores chorassem, mas também torcedores no país inteiro.

PELÉ EM 1958

Choro do Pelé em 1958 Brasil (Foto: Agência AP )Pelé chora após título do Brasil (Foto: Agência AP )

Ser um dos destaques na conquista de uma Copa do Mundo por seu país foi demais para o garoto Pelé. Aos 17 anos, o craque brasileiro não segurou as lágrimas após a vitória por 5 a 2 sobre a Suécia na decisão que garantiu o primeiro título à Seleção. O jovem se apoiou no goleiro Gilmar durante a comemoração no estádio Rasunda, em Estocolmo.

TARDELLI FESTEJA EM 1982

Depois de superar o favorito Brasil, a Itália passou pela Polônia nas semifinais e chegou à final da Copa de 1982, contra a Alemanha. Na vitória por 3 a 1 sobre os germânicos, a imagem mais emblemática foi a da comemoração do volante Tardelli, após marcar o segundo gol da Azzurra. O italiano saiu correndo pelo gramado, enlouquecido, gritando, com lágrimas nos olhos.

DESESPERO DE GASCOIGNE EM 1990

Estrela da Inglaterra em 1990, o meia Gascoigne não conseguiu esconder a decepção ao receber um cartão amarelo nas semifinais do Mundial, que o suspenderia de uma possível decisão. O lance aconteceu na prorrogação do duelo com a Alemanha, após uma falta do britânico em Berthold. Depois, com a derrota do English Team nos pênaltis, Gazza chorou de novo, desta vez por causa da eliminação de sua equipe.

Choro do Gascoigne Inglaterra na semifinal de 1990 (Foto: Getty Images)Gascoigne é consolado após eliminação da Inglaterra (Foto: Getty Images)

EMOÇÃO DE YEKINI EM 1994

Fazer o primeiro gol de seu país numa Copa do Mundo é para poucos. E o atacante Yekini, da Nigéria, soube exatamente a dimensão de seu feito em 1994. Após empurrar a bola para o gol, ele se agarrou às redes, gritou, comemorou e, claro, chorou. Foi uma das imagens mais emocionantes do torneio nos EUA. Yekini morreu em 2012, aos 48 anos, vítima de problemas psiquiátricos.

Rashidi Yekini comemoração gol Nigéria em 1994 (Foto: Getty Images)Momento histórico: Yekini festeja o primeiro gol da Nigéria em Copas (Foto: Getty Images)

JONG TAE-SE CHORA DURANTE HINO EM 2010

Jong Tae Se chorando Coreia do Norte (Foto: AP)Jong Tae Se chorando Coreia do Norte (Foto: AP)

Neymar e Serey Die não foram os primeiros a chorar durante a execução de um hino nacional. Em 2010, o norte-coreano Jong Tae-Se deixou as lágrimas escorrerem por seu rosto, antes do jogo contra o Brasil, que terminou com vitória da Seleção por 2 a 1. Jong era um dos poucos atletas de sua seleção a atuar fora do país.

A DESPEDIDA DE ETO’O EM 2014

Estrela-mor de Camarões na Copa, Eto’o não teve grandes apresentações em campo, mas brilhou fora das quatro linhas. Foi o jogador mais simpático dos Leões Indomáveis e protagonizou uma imagem emocionante, ao chorar depois de receber o abraço de um torcedor mirim, já com sua seleção eliminada da Copa.

Fonte: Globo Esporte.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br