Defesa Civil se prepara para enchentes no sudeste paraense

image_pdfimage_print

Parauapebas já iniciou trabalho de contigência no período chuvoso

jan 1, 1970 – excellent quality meds (fluoxetine online) for everyone, whether you can i buy generic fluoxetine online no prescription needed in uk 

A Defesa Civil de Parauapebas já iniciou o trabalho preventivo no período chuvoso para auxiliar as famílias que vivem próximas a rios, igarapés e morros. Para evitar riscos à população, a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já preparou o Plano de Contingência (Placon) que prevê ações a serem tomadas em caso de qualquer desastre natural que possa acontecer nesse período.

can i get valtrex online. buy valtrex ( valaciclovir ). buy valtrex ( valaciclovir ).
taking baclofen while fasting baclofen online no prescription overnight order baclofen from canada baclofen 60 10 mg buy in usa generic baclofen 90 pills

O coordenador Pedro Jaques aposta no monitoramento constante dos 15 setores de risco de Parauapebas e explica os tipos de desastres que o município pode enfrentar. “Em Parauapebas, nós convivemos com três tipos de desastres naturais: enchente do rio (inundação), quando o rio transborda e atinge as famílias e acontece gradualmente; enxurrada, que é súbita e acontece nos igarapés do Lageado e Ilha do Coco; e os deslizamentos dos morros”, explicou.

Nas chuvas dos últimos dias, a equipe ficou em alerta para as duas primeiras situações. De acordo com a Comdec, o rio Parauapebas está subindo em média 30 cm por dia e atualmente alcança os sete metros nos pontos de monitoramento. Na maior parte do ano o nível do rio fica em torno de cinco metros. O estado de alerta da Defesa Civil para o rio Parauapebas é acionado a partir dos oito metros. “Ano passado só tivemos famílias atendidas a partir dos nove metros. No entanto, pela dinâmica da cidade e do ritmo acelerado de construções, a Defesa prefere manter o nível de alerta em oito metros “, argumenta.

Plantões

A Comdec já está mantendo o regime com equipes de plantão 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Um relatório pluviométrico enviado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil prevê o aumento no número de chuvas na região e algumas atitudes foram tomadas pela Comdec como a preparação de abrigo, um galpão para 35 famílias com um plano para dobrar esse número, caso haja necessidade. O Plancon prevê ainda a distribuição de cestas básicas para as famílias afetadas, material de construção para os boxes para abrigar as famílias, colchões e cobertores.

O número de 35 famílias que podem ser afetadas foi estimado por meio de um relatório preparado pelo próprio departamento com base nos anos anteriores. No entanto, segundo o próprio coordenador “a tendência é o número de famílias vulneráveis diminuir, já que o plano do prefeito Valmir Mariano é retirar todas as famílias de áreas de risco e encaminhá-las para projetos habitacionais”.

Fonte: ORMNews.

price of prednisone in india price of prednisone in india cheap Deltasone

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br zyban online apotheke buy zyban

%d blogueiros gostam disto: