Derretimento de geleiras terá impacto em Belém, prevê Nasa

image_pdfimage_print

O aquecimento global tem causado o derretimento acelerado de algumas das maiores geleiras do planeta – do Ártico à Antártida. Uma das preocupações dos cientistas é que isso deve provocar a elevação no nível dos oceanos e transformar a Terra.

Uma nova ferramenta desenvolvida por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa tenta prever como 293 cidades portuárias do mundo – incluindo Belém – serão afetadas pelo derretimento de porções diferentes de todas as massas de gelo no mundo.

“Resolvemos pensar do ponto de vista de alguém que está numa cidade costeira, tentando entender como as áreas geladas ao redor do mundo podem mudar o aumento do nível do mar ali. Por isso, tivemos que usar computação reversa.”, explicou o físico e engenheiro mecânico Eric Larour, líder do projeto, à BBC Brasil.

Segundo o estudo, Belém, apesar de estar longe da Antártida, é sensível ao derretimento em todo o continente gelado.

Ainda segundo de acordo com o levantamento, Belém seria menos afetada pelo derretimento na Groenlândia do que Recife e Rio de Janeiro, por exemplo.

Veja:antarctica googleoverlaybelem

Foto: Nasa
greeenlandgoogleoverlaybelem
Quanto mais vermelha a área do mapa, mais sensível é a cidade ao derretimento naquela parte da massa de gelo. Quanto mais azul, menos impactada ela será.

(Com informações da BBC)
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: