Desabamento em mina no Congo deixa ao menos 32 garimpeiros mortos
Foto: Reprodução | A tragédia ocorreu no sábado (15) e a estimativa é de que o número de mortos seja maior.
Pelo menos 32 garimpeiros morreram após o colapso de uma mina de cobalto no sul da República Democrática do Congo, informaram autoridades neste domingo (16). A tragédia ocorreu no sábado (15) e a estimavam é que o número de mortos tenha sido maior
“Foram resgatados 32 corpos” após a queda de uma ponte que delimitava a área de mineração em Kalando, na província de Lualaba, afirmou o ministro regional do Interior, Roy Kaumba Mayonde. Segundo ele, as equipes de busca “continuam” os trabalhos no local.
O ministro explicou ainda que o acesso estava interditado “devido às fortes chuvas e aos riscos de penetração”, mas que “garimpeiros irregulares forçaram a entrada” na pedreira. De acordo com Mayonde, a ponte cedeu no momento em que eles atravessavam.
Relatos de pânico entre trabalhadores
Um relatório do Órgão de Governo de Assistência Técnica e Financeira às Cooperativas de Mineração (SAEMAPE), consultado pela AFP neste domingo, aponta que militares presentes na região teriam provocado um movimento de pânico.
“Ao cair”, os garimpeiros “se amontoaram uns sobre os outros, causando feridos e mortos”, descreve o documento.
Arthur Kabulo, coordenador regional da Comissão Nacional de Direitos Humanos, afirmou à AFP que “mais de 10 mil” garimpeiros trabalham em Kalando, cuja suspensão foi anunciada pelas autoridades neste domingo.
A República Democrática do Congo responde por mais de 70% da produção mundial de cobalto, metal essencial na fabricação de baterias usadas em eletrônicos e veículos elétricos.
Embora grande parte do cobalto congolês seja extraída por operações industriais, estima-se que mais de 200 mil pessoas atuem em áreas de mineração ilegais.
VEJA VÍDEO
Fonte: O globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/11/2025/07:44:09
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



