Descarrilamento do Elevador da Glória deixa 15 mortos, em Lisboa
O acidente, que mobilizou equipes de resgate e autoridades, causou comoção em todo o país e na comunidade internacional. | PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
O elevador, que tem capacidade para 42 passageiros, liga a Praça dos Restauradores, na Baixa, à cidade alta e é um ponto turístico de grande movimento.
Uma tragédia abalou a capital portuguesa nesta quarta-feira (3), quando o Elevador da Glória, um dos cartões-postais de Lisboa, descarrilou, resultando na morte de pelo menos 15 pessoas e deixando 18 feridas. O acidente, que mobilizou equipes de resgate e autoridades, causou comoção em todo o país e na comunidade internacional.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia de Segurança Pública de Lisboa estão no local do acidente prestando socorro. Segundo uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à CNN, entre os feridos, cinco estão em estado grave, enquanto 13 sofreram ferimentos leves, incluindo uma criança.
O elevador, que tem capacidade para 42 passageiros, liga a Praça dos Restauradores, na Baixa, à cidade alta e é um ponto turístico de grande movimento.
Autoridades Lamentam e Decretam Luto
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestaram seu profundo pesar e solidariedade às vítimas e suas famílias.
“Lamento profundamente o acidente ocorrido nesta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas fatais e os feridos graves, bem como os vários levemente feridos”, declarou o presidente Rebelo de Sousa, em nota oficial.

Em comunicado, o governo de Montenegro afirmou estar acompanhando a situação desde os primeiros momentos, em articulação com as autoridades de emergência, saúde e segurança para garantir todo o apoio necessário.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, classificou o dia como “trágico” para a cidade, que agora está de luto. “É um dia muito duro para todos nós. Lisboa está de luto, é um momento trágico para a nossa cidade”, afirmou Moedas. A Câmara Municipal decretou três dias de luto oficial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também expressou suas condolências em português por meio da rede social X. “É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso ‘Elevador da Glória’. Os meus sentimentos com as famílias das vítimas”, disse a líder.
Fonte: CNN Brasil /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/09/2025/17:37:04
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com