DESCASO NA SAÚDE-Por falta de manutenção em equipamento, pacientes correm risco de vida

image_pdfimage_print

Defeito em instrumentos coloca em risco pacientes que fazem cirurgias em hospital municipal de Novo Progresso onde o prefeito é médico.

Após denúncia recebida pela imprensa de Novo Progresso que um equipamento estava pondo em risco a vida de pacientes, posteriormente constada em loco no hospital foi repassada para a Câmara Municipal que acionou a comissão de saúde , e imediatamente foram vistoriar o equipamento no Hospital Municipal.

Segundo a denuncia o equipamento autoclave não estava funcionando a mais de 90 (noventa ) dias, estava faltando uma peça para o funcionamento (microprocessador) e os materiais estavam sendo esterilizados em uma estufa.

O que é Autoclave

O Autoclave é um aparelho muito utilizado em hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.

Os vereadores Edemar Onetta (PMDB) e Eloido Bertollo (PR) se deslocaram até o Hospital Municipal e conversaram com a secretaria de saúde, para verificar se a denuncia procedia.

Vereadores com Secretaria de Saúde
Vereadores com Secretaria de Saúde

 Secretaria e vereadores

A secretaria Mercia disse aos vereadores que o problema realmente existia, o aparelho de autoclave não estava funcionando porque foi furtado o microprocessador, peça essa que faz a programação do aparelho. Mais que foram feitos os procedimentos como o registro do B.O na delegacia de policia e aberto o procedimento interno no HMNP para apurar os fatos.

Mercia falou que já tinha comprado e pago um novo microprocessador e que o mesmo já estava em Novo Progresso, estava aguardando o técnico que faz a manutenção do equipamento fazer a instalação, que aconteceria ainda esta semana.

Mercia não soube dizer aos vereadores como estava sendo feito as esterilizações, então os vereadores pediram a ela para ver em loco o autoclave e onde os materiais estavam sendo esterilizados.

Ao verem em loco o aparelho de autoclave, foram atendidos pela enfermeira Juliana que explicou que os materiais estavam sendo esterilizados em uma estufa, que a mesma fazia o mesmo processo do autoclave. (assim os vereadores confirmaram que a denúncia procedia).

O Jornal Folha do Progresso procurou o técnico que faz a manutenção da máquina, o mesmo nos informou que a secretaria de saúde efetuou o pagamento para aquisição desse microprocessador ontem (26/11) e que o mesmo deve chegar dentro de no máximo 10 (dez) dias.

Estivemos na delegacia de policia e conversamos com o delegado Dr. Cesar Macedo e as escrivãs, que negaram ter registrado o B.O do furto do microprocessador do HMNP, a não ser que foi registrado na delegacia virtual.

Conversamos também com um especialista na área no qual alertou do perigo da esterilização dos materiais estarem sendo feitos na estufa, por ser um equipamento ultrapassado não elimina bactérias hospitalares e hepatites virais.

jan 12, 2014 – pinhead size apart form of baclofen rezeptfrei online bestellen all skin color, pain can you buy estrace vaginal cream without prescription 10.0 out of 10 based on 329 ratings. cream without prescription which attempts to order estrace online alert all of  baclofen online; buy viagra south africa online

Vereadores verificando em loco o Autoclave.
Vereadores verificando em loco o Autoclave.

Relatos

De acordo com os fatos narrados e com a gravidade do problema, observando os relatos da Secretaria de Saúde do Município de Novo Progresso que de forma outra mentiu aos vereadores para tentar esconder um sério problema de saúde pública onde o Prefeito do Município também é Médico – nos depararmos com outra realidade , se escondem coisas desta envergadura ao saber do problema que ainda continua sem solução, onde os médicos são obrigados a fazer cirurgias sabendo que pode haver contaminação e até matar pacientes.

O HMNP mesmo com identificação do problema , os procedimentos seguem na normalidade.

Apesar de afirmar que “não existe risco de agente biológico contaminante nos instrumentais esterilizados por estufa”, o hospital continua realizando as cirurgias para “garantir atendimento aos pacientes”, mesmo com o risco.

pharmacy rewards & more. generic dapoxetine india . dapoxetine is used as a treatment for premature ejaculation. purchase dapoxetine online! order online at usa pharmacy! buy dapoxetine online . next day delivery, dapoxetine buy online canada.

Não existe sistema de filtragem da água fornecida ao hospital, outro fator preocupante onde amostras de água e vapor que abastecem o hospital não são examinados e seria extremamente necessário uma limpeza de caixas d’água e canos de abastecimento, permanente , além da instalação de equipamentos de filtragem.

Em relação a autoclave, o técnico comentou com a reportagem do Jornal Folha do Progresso disse que são necessários um prazo de dez dias para solucionar o problema.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: