Desfile sem faixa presidencial de Vampirão da Tuiuti provoca debate sobre censura

image_pdfimage_print

HuffPost Brasil Diego Iraheta – Suposta censura à faixa presidencial repercute nas redes sociais. (Foto Montagem/Twitter)

A ausência da faixa presidencial da icônica personagem Vampirão Neoliberalista, da escola Paraíso do Tuiuti, causou rebuliço nas redes sociais, ontem domingo (18). Ativistas, movimentos e veículos ligados à esquerda levaram a tag #TemerDitador aos tópicos mais discutidos do dia no Twitter.

A agremiação que ficou em segundo lugar no Carnaval do Rio de Janeiro participou do desfile das campeãs, durante a madrugada, e repetiu seu tom bastante crítico ao governo de Michel Temer. Entretanto, o professor Léo Moraes, que encarnou o Vampirão da Tuiuti, desfilou sem a faixa presidencial — que deixou explícito no desfile original tratar-se de uma representação de Temer.

O jornal O Globo apurou no barracão da Tuiuti informações de que “emissários da Presidência da República” pediram à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) para impedir que o adereço fosse utilizado.

Entretanto, a Presidência soltou uma nota oficial negando ter feito qualquer pedido para escola de samba sobre a faixa presidencial do desfile.

A suposta censura foi alvo de críticas de coletivos como o Mídia Ninja e o blog petista Brasil 247.

    Segundo informações preliminares obtidas com organizadores da escola, a Presidência da República deu ordens extraoficiais para que a faixa não fizesse parte do desfile hoje. https://t.co/CVUEx2XZx4#TemerDitador#PaisDoCarnaval
    — Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 18 de fevereiro de 2018

    Censura ao Vampirão partiu do Palácio do Planalto | Brasil 24/7 https://t.co/nxAV7SI9nB via @brasil247
    — Brasil 247 (@brasil247) 18 de fevereiro de 2018

O cantor Caetano Veloso endossou as críticas à suposta censura, retweetando o Mídia Ninja.

A presidenciável Manuela D’ávila insinuou que “tirar a faixa presidencial é especialidade de Temer”, referindo-se ao impeachment de Dilma Rousseff, considerado um “golpe” pela esquerda.

  Não é ? pic.twitter.com/LeHo3sATJN
    — Manuela (@manudeputada) 18 de fevereiro de 2018

    Vai ter faixa presidencial sim!

    Aceita teu legado golpista! #TemerDitadorpic.twitter.com/OMFUhwuHOv
    — Temer o ditador (@TemerDitador) 18 de fevereiro de 2018

O carnavalesco da Tuiuti, Jack Vasconcelos, responsável pelo enredo da escola crítico ao governo Temer, disse ao Globo que não poderia confirmar nem negar a informação de que teria havido censura da faixa presidencial no desfile das campeãs.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, aliado de Temer e pai da ministra interrompida do Trabalho, Cristiane Brasil, ironiza a classificação do emedebista como “ditador” por ativistas que apoiam Cuba e Venezuela.

    A turma esquerdinha que está subindo a tag #TemerDitador é aquela mesma que acha que na Venezuela tem “democracia até demais”? É aquela que aplaude o paredón de Cuba? É o pessoal que acha que a imprensa tem que ser regulada? Não deve ser, né?
    — Roberto Jefferson (@blogdojefferson) 18 de fevereiro de 2018

    Uns 99,7% da galerinha que subiu a tag #TemerDitador votou nele na última eleição.

    O cinismo petista não conhece limites. pic.twitter.com/MdWFlFtSqv
    — Denunciada p/comunistas (@Rebeca_SK) 18 de fevereiro de 2018

O desfile original da Paraíso do Tuiuti ocorreu na madrugada da segunda-feira (12). O enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?” fez diversas críticas à reforma trabalhista empreendida pelo governo Temer e também aos manifestantes que foram às ruas contra o impeachment de Dilma e fizeram panelaços.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: