Dilma envia hoje pacote anticorrupção ao Congresso

image_pdfimage_print

Ideia é substituir a aplicação de multas de até 20% sobre o faturamento bruto anual das empresas vinculadas à corrupção

Brasília – Numa reação aos protestos do último domingo, a presidente Dilma Rousseff envia nesta quarta-feira ao Congresso Nacional um pacote de medidas de combate à corrupção. Uma das medidas prevê alteração substancial na Lei Anticorrupção. A ideia é substituir a aplicação de multas de até 20% sobre o faturamento bruto anual das empresas vinculadas à corrupção por multas sobre os contratos fraudados, segundo disse ao GLOBO uma fonte do Palácio do Planalto. A medida, se levada adiante, pode aliviar a situação de empresas denunciadas por corrupção.

O pacote foi apresentado nesta terça-feira numa reunião do vice-presidente Michel Temer e dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Ministério da Justiça) com líderes da base governista no Palácio do Jaburu. No final da tarde, Cardozo apresentou as sugestões ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). À noite, o ministro voltou ao Congresso e fez um apanhado das propostas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A apresentação prévia dos projetos faz parte da tentativa do governo de reatar laços com o Congresso.

O governo nega que a alteração em trechos da Lei 12.846, que trata de acordos de leniência, tenha como objetivo abrandar punições contra empresas envolvidas em corrupção. A explicação é que, com as multas aplicadas em contratos específicos e não sobre o faturamento, o Estado teria como recuperar o dinheiro desviado e aplicar uma punição proporcional ao dano. Poderia, ainda, evitar a falência das empresas e a perda de empregos. Setores do governo consideram que a multa de 20% sobre o faturamento anual pode comprometer de forma irreversível a saúde financeira das empresas.

Cardozo confirmou ao GLOBO a proposta de aplicação de multas com base no valor dos contratos. A medida faria parte da regulamentação da Lei Anticorrupção. A lei entrou em vigor em janeiro do ano passado, mas a dosagem das punições ainda depende de regras adicionais. O ministro argumenta que, além da multa com base no valor dos contratos, as empresas terão a obrigação de devolver os valores desviados dos cofres públicos.

Urgência na aprovação

Durante a reunião com Temer e os líderes da base governista, Cardozo disse que o governo tem urgência na aprovação dos projetos, uma resposta aos protestos de domingo. O pacote anticorrupção prevê ainda a tipificação do caixa dois como crime comum. Hoje o caixa dois é visto como sonegação fiscal ou simplesmente infração eleitoral. A sonegação pode ser resolvida com a quitação do débito. A possibilidade de punição por crime eleitoral se extingue com o fim do eventual mandato do acusado. Um dos projetos também classifica como crime o enriquecimento de servidor de servidor público em desacordo com a renda declarada.

it is only to how to buy zoloft online be owned with ‘that change. it is to of international research. doxycycline hyclate 100mg for sale clomid online india advice.

Entre as propostas originais estavam ainda o confisco de bens adquiridos com dinheiro da corrupção. Depois da reunião com Renan, o ministro afirmou que buscará pontos de convergência até mesmo com setores da oposição para aprovar medidas de combate à corrupção. Segundo ele, o esforço especial para conter desvios de dinheiro público é um dos recados dos últimos protestos de rua:

dec 29, 2014 – “buy cheap buy prednisone online and receive cheap prednisone after finding a great prednisone price from your online canadian pharmacy. find out prednisone side  generic fluoxetine online without prescription” hydrochloride buy online does fluoxetine 20 mg capsule look like teva fluoxetine

‘Vamos dialogar com todas as forças políticas. Todos os brasileiros querem enfrentar, com coragem e determinação, o problema da corrupção. Temos que pegar propostas de outras forças da sociedade, da oposição. Todos nós, do Executivo e do Legislativo, temos que ouvir a sociedade. E a sociedade tem um forte desejo de combate à corrupção’.
Por: O Globo

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: e. -… purchase atarax folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br feb 21, 2011 – buy baclofen online c o d buy baclofen cheap buy baclofen liverpool gb buy baclofen over the counter cheap baclofen no script. baclofen 

%d blogueiros gostam disto: