Diretor de TV da Fifa admite, mas não explica falha em replay de gol de Fred

Responsável pela transmissão se esquiva de perguntas sobre operadores. Em briefing sobre tecnologia, sistema de luz e som do auditório falha e interrompe entrevista

A Fifa, responsável pelas transmissões dos replays nas partidas da Copa do Mundo, reconheceu a falha na partida entre Brasil e Camarões, quando foi exibido um replay com uma linha equivocada mostrando um suposto impedimento do atacante Fred, no terceiro gol do time canarinho. A linha correta deveria mostrar a posição do jogador em relação à linha da bola e não ao defensor de Camarões. O diretor de TV da Fifa, Niclas Ericsson, reconheceu a falha, mas se esquivou ao explicar que tipo de treinamento sobre regras do jogo os operadores responsáveis têm para trabalhar nessa função:

– Temos os melhores diretores e produtores do mundo para o futebol. Estamos revisando esse incidente, ver por que aconteceu.

Ericson, mesmo questionado se não seria um caso de pedido de desculpas pela entidade, manteve a postura, ressaltando que a equipe por é composta produtores experientes, também se recusando a explicar o nível de conhecimento desses operadores sobre regras do futebol:

– Comentaristas farão a correção e comentários a respeito do lance. Aqui no Brasil sei que foi discutido por vários minutos no ar. A decisão é do árbitro, o time de suporte é só para o telespectador. Se não estava correto na hora, foi corrigido pelos comentaristas. Estamos trabalhando com o time de produção para evitar esse tipo de questão.

Sem esclarecer o treinamento, o diretor repetiu a resposta quando questionado novamente e deu uma alegação semelhante às justificativas usuais para erros de arbitragem.

– Estamos discutindo com o time de produção por que essa linha foi desenhada errada. É uma decisão rápida para os times, erros podem acontecer.

Fred em posição legal no terceiro gol (Foto: Reprodução SporTV)Fred em posição legal no terceiro gol do Brasil contra Camarões (Foto: Reprodução SporTV)

Na terceira pergunta sobre o tema, o diretor informou:

– Não queremos fazer mais nenhum comentário sobre isso.

O tema do briefing desta terça-feira foi a tecnologia usada na Copa do Mundo, especialmente relacionada a transmissões. Um problema arrancou risos dos presentes no auditório, inclusive dos membros da entidade que estavam na mesa de entrevistas. O sistema de áudio e luz falhou, e a coletiva, transmitida ao vivo pelo site da Fifa, teve de ser interrompida duas vezes. Após a segunda falha, o diretor da Match, Dick Wiles, chegou a brincar:

– Vou tentar ser rápido dessa vez – disse, sem segurar o riso.

Fonte: GE.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br