‘Doença da urina preta’ foi causada pela ingestão de peixe, diz estudo

image_pdfimage_print

Casos de suspeita de febre amarela chegam a Goiás e Mato Grosso do Sul

Pesquisadores da Bahia descobriram que a “doença da urina preta”, que atingiu mais de 50 pessoas no Estado, entre dezembro e janeiro, foi causada pela ingestão de peixes, principalmente os da espécie Seriola spp, conhecido como Olho de boi, e Mycteroperca spp, o Badejo.

A conclusão veio após estudo realizado com 15 pacientes, que passaram por exames de fezes, urina e sangue. De acordo com informações do portal G1, quase 100% deles ingeriram o alimento.

A partir de agora, os médicos passarão a tratar possíveis suspeitas como doença de Haff, caracterizada por um início abrupto de dor muscular intensa associada a níveis elevados da enzima creatina fosfoquinase (CPK).

Os sintomas aparecem menos de 24 horas após a ingestão de peixe – além da dor, urina preta e insuficiência renal. Em casos anteriores, considera-se que uma toxina presente no peixe tenha causado a doença, mas a maioria das investigações não conseguiu identificar o agente da intoxicação.

De acordo com Antonio Carlos Bandeira, um dos autores do artigo, um pedaço de peixe que foi ingerido por uma paciente foi encaminhado ao Ministério da Saúde, que por sua vez enviou o material para um laboratório dos Estados Unidos. O resultado ainda não foi divulgado.

Fonte: MSN.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: