Dois casos suspeitos de meningite bacteriana são investigados em Prainha; um paciente morreu

Meningite bacteriana: Prainha investiga dois casos suspeitos — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um paciente internado na unidade mista Wilson Ribeiro aguarda liberação de leito pela regulação.
A Vigilância em Saúde Municipal de Prainha, no oeste do Pará, divulgou nota informativa sobre a notificação de dois casos suspeitos de Meningite Bacteriana no município.

Um dos pacientes faleceu no último dia 27 de junho e outro internado na Unidade Mista Wilson Ribeiro, em isolamento respiratório, aguarda liberação desde terça-feira (01/07) liberação de leito pela regulação da Sespa.

Segundo o enfermeiro Bruno Laurido, da Vigilância em saúde, o paciente internado apresentou leve melhora no quadro após o início do tratamento com antibióticos.

Para reduzir os riscos de contaminação, uma vez que a doença é contagiosa e a transmissão geralmente ocorre através de gotículas respiratórias de pessoas infectadas, como ao tossir ou espirrar, ou por contato próximo e prolongado com secreções respiratória, medidas preventivas já foram adotadas pela Secretaria de Saúde de Prainha, como a suspensão das visitas hospitalares e suspensão de cirurgias eletivas. Está permitida apenas a troca de acompanhantes, nos horários de 7h e 19h, com uso obrigatório de máscara.

A Secretaria de Saúde também recomenda à população, que:

Utilize máscaras de proteção sempre que possível
    Evite locais com aglomeração
    Atualize seu esquema vacinal na Unidade de Saúde mais próxima.

Meningite bacteriana

A meningite bacteriana é uma infecção grave das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, causada por bactérias. É considerada uma emergência médica e requer tratamento imediato com antibióticos.

Os sintomas da meningite bacteriana podem variar, mas geralmente incluem: Febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca (dificuldade ou dor ao inclinar a cabeça para frente), alteração do estado mental (confusão, sonolência, dificuldade de concentração), náusea e vômito, sensibilidade à luz (fotofobia). Em bebês, pode haver irritabilidade, vômitos, falta de apetite, abaulamento (elevação) da fontanela (moleira) e convulsões.

A doença pode causar sequelas como perda auditiva, danos neurológicos, convulsões, problemas de aprendizado e desenvolvimento, paralisia, problemas de memória e concentração. Em casos mais graves pode levar à morte.

Vacina

Desde terça-feira (01/07), a vacina meningocócica ACWY passou a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com 12 meses de vida. A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite.

Antes, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo ministério, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.

 

Fonte: g1 Santarém e Região — PA /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/07/2025/07:00:22

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com