Dono de área desmatada é preso em flagrante durante “Operação Curupira” em Novo Progresso

Foto: Reprodução | Uma ação de fiscalização realizada no domingo 27, de julho de 2025, como parte da 62ª fase da Operação Curupira, resultou na prisão em flagrante de um homem de 60 anos, proprietário de uma área devastada no Km 46 da BR-163, em Novo Progresso (PA). A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas).

Durante a ação, o suspeito foi flagrado com duas motosserras sem autorização legal. Ao ser abordado, tentou subornar os agentes oferecendo R$ 5 mil para evitar autuação, sendo então preso por corrupção ativa e crimes ambientais, conforme os artigos 50 e 51 da Lei 9605/98.

Além das motosserras, também foi apreendida uma carregadeira usada na área. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a prisão é reflexo da atuação investigativa da operação, que visa alcançar os mandantes dos crimes ambientais. “Seguiremos firmes contra ilícitos ambientais e na responsabilização dos verdadeiros autores”, afirmou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre a Operação Curupira

A Operação Curupira foi deflagrada em fevereiro de 2023 e atua no combate ao desmatamento ilegal e à exploração de recursos naturais na floresta amazônica paraense. Atualmente, a operação conta com três bases fixas, localizadas nos municípios de Novo Progresso, São Félix do Xingu e Uruará.

Desde seu início, a Curupira já apresenta números expressivos:

  • 2260 fiscalizações realizadas

  • Mais de 90 prisões em flagrante efetuadas

  • 52 inquéritos policiais instaurados

  • 27 fianças arbitradas

  • 220 autos de infração lavrados

  • 58 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs)

  • Mais de 200 armas e 679 munições apreendidas

A operação é integrada por agentes da Segup, Semas, Polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, em um esforço conjunto para garantir o cumprimento da legislação ambiental e a proteção da Amazônia.

Fonte: Jornal folha do Progresso/PCPA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/07/2025/16:40:41

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com