“Drogômetros” começam a ser testados em rodovias

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O equipamento é capaz de detectar o consumo de substâncias psicotivas | Foto:Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é quem coordena o trabalho em conjunto com a Policia Rodoviária Federal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, nesse mês de agosto, os testes com “drogômetros” junto a motoristas que circularem em rodovias federais de nove estados brasileiros, além do Distrito Federal. O “drogômetro” consiste em um aparelho utilizado para fiscalização do consumo de drogas por parte dos condutores.

O equipamento é capaz de detectar o consumo de substâncias psicotivas como anfetamina, clobenzorex, metanfetamina, metilenodioximetanfetamina (MDMA), anfepramona, femproporex, cocaína e Delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC).

De acordo com relatórios da Policia Rodoviária Federal (PRF),  cerca de1.872 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de drogas no país em 2020, um número 24,8% maior do que em 2019 (quando houve 1.499 casos). De janeiro a abril desse ano, foram feitos 390 flagrantes. A conduta é definida como infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punida com suspensão do direito de dirigir por um ano, multa de R$ 2.934,70 e retenção da CNH.

Os testes com “drogômetros” vão acontecer, na primeira etapa, em estradas do Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de 16 de agosto a 3 de setembro. Em seguida, a fiscalização experimental será realizada em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, de 23 de agosto a 10 de setembro.

Os estados foram selecionados por questões logísticas, especialmente porque dispõem de rodovias federais com grande circulação de veículos. Já a segunda etapa de testes será deflagrada em todos os estados brasileiros, de 20 de setembro a 8 de outubro.

A iniciativa faz parte de um estudo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que criou um grupo de trabalho para analisar a confiabilidade dos equipamentos – e, assim, definir as especificações técnicas para regulamentar o futuro uso do “drogômetro” no Brasil.

Com informações R7

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