É Sairé outra vez: Começa a maior manifestação cultural do oeste do Pará
Programação do Sairé 2025 na vila balneária de Alter do Chão — Foto: Silvia Vieira/g1
Moradores de Alter do Chão e visitantes participaram da Procissão dos Mastros na manhã desta quinta-feira (18).
Começou oficialmente na manhã desta quinta-feira (18) na Vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará. A tradocional procissão dos mastros, que marca a abertura da festa com todas as personalidades do rito religioso foi acompanhada por moradores da vila e visitantes.
Antes da saída da procissão, capitão, saraipora, juiz, juíza, procuradores, alferes, mordomo, mordomas, foliões e folionas receberam a bênção do padre José Boeing no barracão do Sairé.
Da praia do Cajueiro (antiga Gurita) os mastros do juiz e da juíza da festa foram carregados até à Praça do Sairé, onde permanecem até segunda-feira (22).
Para Célio Camargo, capitão da festa, a responsabilidade de estar à frente da procissão é motivo de alegria.
“Nós estamos muito felizes de poder estar aqui mais uma vez à frente da procissão e pedimos à Santíssima Trindade que a nossa festa seja abençoada, que seja um dos melhores Sairé que já tivemos”, disse Célio Camargo.
O prefeito Zé Maria Tapajós agradeceu todos os envolvidos na organização do rito religioso, da programacão cultural e de toda a estrutura montada pela prefeitura e parceiros para atender as pessoas que vão passar pela vila de Alter do Chão ao longo da festividade.
“É o primeiro Sairé da nossa gestão. No começo do ano reunimos com todos os atores do Sairé para que juntos pudéssemos fazer o melhor e o maior Sairé de todos os tempos, reunindo os saberes e conhecimentos tradicionais, de quem faz a festa há anos com o conhecimento técnico para uma festa grandiosa. Estamos entregando a Praça do Sairé e o Lago dos Botos totalmente revitalizados”, destacou.
Levantação dos mastros
Na mais esperada disputa da abertura da festa do Sairé, os homens foram mais rápidos na “levantação” do mastro do juiz. As mulheres precisaram da ajuda dos homens para erguer o mastro da juíza.
Os mastros ornados com frutas representam a fartura. Erguidos na Praça eles receberam a bênção da Corte do Sairé.
Até o encerramento da festa, todos os dias é realizada uma pequena procissão ao redor dos mastros como parte do rito religioso.
Fonte: g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/09/2025/07:00:03
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com