Embrapa distribui mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente.

image_pdfimage_print

Foto: Ronaldo Rosa – Diversas ações de projetos da Embrapa Amazônia Oriental estarão acessíveis à comunidade da capital paraense de sábado (04) a segunda (06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Centenas de sementes e mudas de espécies arbóreas e florestais serão doadas na Praça Batista Campos e no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, durante a Feira Pan-Amazônica do Livro. Além disso, no domingo (05), o projeto Meliponicultura & Educação Ambiental vai ao Bosque Rodrigues Alves apresentar as abelhas nativas sem ferrão e a função desses insetos para a alimentação humana e a sustentabilidade.

As mudas foram disponibilizadas pelo Laboratório de Sementes Florestais e são uma forma da Embrapa contribuir para conscientização ambiental e arborização da cidade. Cerca de duas mil mudas de diversas espécies, entre elas, algumas raras, como o verdadeiro pau-brasil e a samaúma, além de mogno, paricá, ipê, açaí, entre outras, serão doadas.

Serão mil mudas distribuídas na XX Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada no Hangar, sábado (4) à tarde e domingo (5) pela manhã. Haverá ainda doação de outras mil mudas, na Praça Batista Campos, no sábado de manhã, em ação realizada em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea) e Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren).

Meliponário – Ainda no domingo, a Embrapa estará no Bosque Rodrigues Alves, por meio do projeto Meliponicultura & Educação Ambiental, das 8 às 12h. Bolsistas e estagiários do projeto apresentarão ao público que frequenta o bosque, especialmente crianças, a importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente. Para tanto, haverá exposição de caixas de observação com cinco diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão, banners e fôlderes, além de desenhos de abelhas para ações de colorir com os pequeninos.

Na segunda-feira (6), a Embrapa participa da Ação Educativa Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, às 8h30, no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. A supervisora do Laboratório de Sementes, Elizabeth Shimizu, fará uma palestra e a doação de 50 mudas. Elas serão plantadas no parque por estudantes de escolas convidadas.

400 anos de Belém – As atividades integram a programação “Embrapa nos 400 anos de Belém”, iniciada no dia 10 de janeiro, às vésperas do aniversário da capital paraense, com evento na Praça Batista Campos. Até o final do ano, outras 400 mudas de espécies arbóreas e florestais serão distribuídas a diversas escolas da rede estadual de ensino, por meio de parceria com as Secretarias Estaduais de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Emater.

Ainda como parte das comemorações dos 400 anos, a Embrapa intensificará a recepção de visitas monitoradas de estudantes em diversos roteiros do projeto Embrapa &Escola, que incluem trilhas de educação ambiental no Meliponário Iratama, ao Herbário IAN, a diversos laboratórios e viveiro de mudas.
Por: Embrapa
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: