Emir: “Santarém pode sofrer apagão durante copa do mundo”

image_pdfimage_print

Preocupado com a real possibilidade de Santarém sofrer um ‘apagão’ durante a Copa do Mundo, que inicia em junho próximo, o vereador Emir Aguiar (PR) critica o posicionamento do Governo do Pará em relação a melhorias no sistema de distribuição de energia elétrica no Município.

“A preocupação não é de agora. Nós temos reclamado, questionado, cobrado através da tribuna e com documentos que os governos Estadual e Federal tenham uma atenção maior pra Santarém e para a região da Calha Norte. É desrespeitoso o linhão passar sobre várias cidades e não ter o rebaixamento dessa energia e de não podermos ser contemplados com ela”, dispara o parlamentar.

Segundo Emir Aguiar, Santarém poderá ter problemas na Copa do Mundo com relação a falta de energia. “Isso aí é grave e vamos continuar trabalhando e lutando para que eles (governador Simão Jatene e presidenta Dilma Rousseff) nos ouçam e nos atendam nessas reivindicações tão importantes para Santarém”, garante Emir Aguiar.

PROBLEMAS: A menos de 22 dias para o início da Copa do Mundo, o vereador Emir reforça que além da má qualidade no sistema de energia elétrica, a situação tende a piorar, principalmente por conta, também, dos problemas sérios acarretados pela grande cheia deste ano. “O governo está sendo muito ríspido com a relação à cobrança do ICMS. Em outras enchentes ele foi mais complacente de aumentar o prazo dos impostos para aliviar o sofrimento dos comerciantes”, declarou Emir.

Outro problema gravíssimo apontado por Emir Aguiar é a distribuição de internet. “Pagamos por uma internet de má qualidade e estamos realmente esquecidos pelos governos. O Governo do Estado esquece e deixa de lado o Oeste do Pará”, critica. Na terça-feira, 20, o município de Santarém amanheceu sem sinal da internet e muitas empresas e bancos tiveram prejuízos.

DESVIO DE RECURSOS: Em Santarém, de acordo com Emir Aguiar, o pouco que foi prometido para investimentos na cidade, equivalente a R$ 35 milhões, foram retirados do orçamento e desviado para outros municípios localizados na Região Metropolitana de Belém (RMB). “O Governo tira os recursos que seriam enviados para Santarém, para fazer investimentos na Região Metropolitana de Belém. Assim como estão fazendo agora com a energia elétrica que será levada para Manaus, o que vai afetar todo o Município, principalmente o comércio local”, diz o Parlamentar.

APAGÃO: Um fato novo que pode afetar a economia de Santarém e de todo o Oeste do Pará, bem como a população da região Oeste e que ninguém está percebendo, é um possível apagão de energia elétrica. Uma fonte do Sul do País informou, em primeira mão, à nossa reportagem, que em Brasília, mais precisamente no Ministério de Minas e Energia, existe forte corrente para que Santarém e outros municípios da região Oeste do Pará fiquem sem a energia do Linhão de Tucuruí nos meses de junho e julho deste ano, para que essa energia seja levada para Manaus (Amazonas), durante a Copa do Mundo.

Informações dão conta de que Santarém será abastecida somente com a energia da Hidrelétrica de Curuá-Una, ou seja, insuficiente para suprir a necessidade de todo o Município, fato que ocasionará apagão na rede elétrica. Pelo visto, voltaremos a usar a tabela de energia nesses dois meses. Usaremos a iluminação somente de velas, lamparinas, lampiões e tochas de resina de breu para iluminar as ruas da cidade.

APAGÃO EM 2001: Muita gente ainda lembra do sofrimento por qual Santarém passou ano de 2001, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Almir Gabriel, quando foi adotado o racionamento de energia elétrica. O fato poderá se repetir no Município e no Oeste paraense nos meses de junho e julho. Em 2001, o Pará, embora produtor e exportador de energia, também entrou no sacrifício. Para o apagão que ocorreu há 12 anos, buscou-se como desculpa a falta de chuvas. Hoje, a causa, sem dissimulações, é uma só: negligência e falta de planejamento!

 

Fonte: O Impacto.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: