Empresa responsável por Belo Monte anuncia construção de sede da Funai

image_pdfimage_print

A construção da sede da Funai é uma das obras pendentes no processo de licenciamento da usina hidrelétrica no sudoeste do Pará.

Empresa responsável por Belo Monte, Norte Energia, anuncia construção da sede da Funai

A empresa Norte Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, anunciou em coletiva de imprensa na última segunda-feira (17) o início das obras de construção da sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na região Xingu.

A construção da sede da Funai é uma das obras pendentes no processo de licenciamento de Belo Monte, inclusive alvo de uma ação do Ministério Público Federal (MPF). Atualmente, a Funai funciona em um espaço alugado.

O prédio será construído próximo ao rio Xingu, em frente à Casa do Índio. O orçamento previsto é de R$ 2,9 milhões. A previsão é que a obra seja concluída e entregue no prazo de oito meses.

“A ideia é que a gente, dentro de oito meses inicie o processo de liberação dessa obra, onde vão ser verificadas as partes, tanto a parte de materiais e equipamentos, alvenaria e infraestrutura, elétrica e hidráulica. Esses oito meses vão ser acompanhados pela nossa equipe, da equipe contratada pela Norte Energia em conjunto com a equipe da Funai, que vai estar acompanhando também”, afirmou Bianco Marcelino, coordenador de obras.

Houve grande impasse entre a Funai e a Norte Energia sobre o projeto para execução da obra. Os entraves ocasionaram um atraso de pelo menos dois anos.

Para o coordenador da Fundação na região, Gilson Curuaia, a nova sede é um passo importante para o fortalecimento da instituição. “É uma conquista para servidores e indígenas que todo tempo tem lutado, tem cobrado e finalmente temos a satisfação e a felicidade de estar a frente dessa coordenação quando finalmente iniciou esse trabalho. Nessa semana dos povos indígenas temos o início dessa obra de tão grande importância para todos nós”, ressaltou o coordenador da Funai.

Fonte: G1 PA.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: