Empresária é investigada no Paraná após áudio com falas sobre contratação de homossexuais: “Se for homossexual, nem precisa mandar contato”

Rosangela Silva Pinto, de Marialva, é investigada pela Polícia Civil por suspeita de homofobia após declarar que não contrataria profissionais homossexuais. O caso é apurado com base na Lei 7.716/89, a Lei do Racismo, que também abrange crimes contra a população LGBTQIAPN+.

A empresária Rosangela Silva Pinto, de Marialva, no norte do Paraná, é alvo de investigação da Polícia Civil sob suspeita de homofobia. A apuração começou após uma denúncia feita por uma enfermeira, que apresentou à polícia dois áudios atribuídos à empresária. Segundo a vítima, as mensagens foram enviadas durante um processo de recrutamento para uma clínica geriátrica que Rosangela pretende inaugurar na cidade.

Nos áudios, a empresária afirma que não contrataria profissionais homossexuais para compor sua equipe. Em um dos trechos, pede que apenas homens e mulheres heterossexuais sejam indicados para a vaga, destacando que não aceitaria pessoas lésbicas ou gays. Em outro, enviado a uma terceira pessoa, diz que o problema estaria quando a homossexualidade “sai das quatro paredes para a sociedade”.

A enfermeira, que é lésbica, registrou boletim de ocorrência por injúria na última terça-feira (12) e relatou que, até então, sua contratação já estava encaminhada. No entanto, no mesmo dia, foi informada pela empresária de que não assumiria o cargo e recebeu as mensagens que justificavam a decisão.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Aldair Oliveira, Rosangela foi intimada para depor na sexta-feira (15), mas não compareceu, apresentando um atestado médico. O depoimento foi reagendado para segunda-feira (18). Procurada, a empresária declarou que não tinha nada a comentar sobre as acusações.

A investigação ocorre com base na Lei 7.716/89, conhecida como Lei do Racismo, que no Brasil também é aplicada em casos de discriminação contra a população LGBTQIAPN+. O inquérito segue em andamento.

Fonte: G1/ Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/08/2025/09:55:58

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com