epid~emia-Mais de 31 mil casos de zika são registrados na Colômbia

image_pdfimage_print

can you difference between prozac generic fluoxetine prozac better than generic fluoxetine generic fluoxetine hcl generic fluoxetine ingredients buy fluoxetine buy doxycycline amoxicillin prescription without insurance cheap Amoxicillin amoxicillin without prescription canada , doxycycline order, doxycycline hyclate 100, doxycycline hyclate 100 mg, doxycycline buy online, doxycycline 100mg for acne, buy cheap doxycycline, doxycycline 20 mg , buy doxycycline hyclate, cheap doxycycline  without rx generic fluoxetine store fluoxetine hcl fluoxetine -oral ndc 68645-131-54 hcl fluoxetine -oral drug information for fluoxetine hydrochloride ( northstar rx  buy dapoxetine online. men’s health. body-building, e-check, low prices.

Entre as vítimas há mais de 5 mil mulheres grávidas

A Colômbia registra 31.555 pessoas infectadas com zika, das quais 5.013 são mulheres grávidas – informou neste sábado o Instituto Nacional de Saúde (INS) em boletim divulgado neste sábado.

“Até agora foram notificados 31.555 casos de doença pelo zika vírus em todo o território nacional”, informou o organismo em comunicado.

Segundo o boletim epidemiológico na última semana “foram notificados 5.910 novos casos”.

O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a febre amarela e o chikungunya.

O boletim informou ainda que “66,1% dos casos da doença foram registrados em pessoas do sexo feminino” e que até agora “foram notificados 5.013 casos de zika em mulheres grávidas, moradoras de 32 unidades territoriais e 401 municípios”.

O acompanhamento do desenvolvimento da doença determinou que 56,4% dos casos se concentram nos departamentos de Norte de Santander (fronteira com a Venezuela), Huila (sul), Cundinamarca (centro), Barranquilla (Norte) e Tolima (sul).

“Foi confirmada a circulação do vírus em 222 municípios do território nacional; 100 (45%) correspondem à região central e 46 (20,7%) correspondem à região do caribe”, disse o relatório.

Na sexta-feira o ministério da Saúde anunciou que uma comissão de cinco representantes do Centro de Controle de Doenças (CDC) de Atlanta, Estados Unidos, chegaram ao país para apoiar a pesquisa sobre o zika.

O organismo disse que os especialistas tentarão determinar a incidência de infecção pelo vírus do zika nas mulheres gestantes e estabelecer a frequência de alterações no nascimento, incluindo a microcefalia, entre as mulheres assintomáticas e sintomáticas, com relação às não infectadas.

Na Colômbia, as previsões apontam para mais de 600.000 infectados pelo vírus este ano e cerca de 500 de casos de microcefalia caso se repita a mesma situação vivida no Brasil, o país mais afetado pela epidemia, com mais de um milhão e meio de casos.

O vírus vai se espalhar por todo o continente americano, exceto Canadá e Chile, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Por: AFP – Agence France-Presse
Publicado por Jornal folha do Progresso e-mail folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br, fone para contato 93-984086835(Claro) WhatsApp 93-984046835 ; 93-35281839. Novo Progresso estado do Pará.

%d blogueiros gostam disto: