Escolas estaduais que serão reformadas em Novo Progresso e região ganharão câmeras de segurança

(Foto:Arquivo Jornal Folha do Progresso)- Em Novo Progresso existe uma única escola estadual,  deve ser reformada neste ano e vai receber o sistema de videomonitoramento.

Para aumentar a segurança de alunos e servidores das escolas estaduais as unidades que serão reformadas pela Secretaria de Estado der Educação (Seduc) em 2019, serão contempladas com sistema de videomonitoramento, o anúncio foi feito pela secretária de Educação, Leila Freitas, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (21).

Estão na lista da Seduc como unidades prioritárias para reformas em 2019, em Novo Progresso a escola Waldemar Lindemayer, única do estado no municipio.

Segundo a secretária, quando o aluno entrar na escola os pais receberão um SMS avisando que o filho entrou na escola ou saiu. Além disso, a Seduc pretende adequar os quadros funcionais das escolas para que todas tenham vigias. “Esse conjunto de ações nós esperamos que esteja implantado até o segundo semestre de 2019 para que a comunidade escolar tenha o sentimento de segurança”, disse.

Leila Freire, secretária de Educação do estado do Pará — Foto: Tracy Costa/G1
Leila Freire, secretária de Educação do estado do Pará — Foto: Tracy Costa/G1

Leila ressaltou que, de maneira geral, o governo está preocupado em reforçar a segurança em todo o estado, e que isso já vai melhorar o entorno da escola. “Antes de adentrar a escola, o aluno passa antes por um entorno, ele já tem ali um sentimento de insegurança, e mesmo quando ele está na escola fica preocupado com algum ruído, um temor de que alguém possa invadir a escola. Então, nós queremos criar um ambiente de segurança para os alunos, professores e demais servidores”.

De acordo com a secretária de Educação, a Seduc está trabalhando com políticas não só para a rede estadual, mas para as escolas públicas. É um trabalho de cooperação com as redes municipais.

A rede pública do Pará conta com cerca de 1,2 milhão de alunos, mas os indicadores de qualidade da educação ficaram abaixo da média nacional nas últimas avaliações. Para reverter esse quadro, a Seduc trabalha com os alunos o princípio de garantia do direito de aprender.

“Precisamos reorganizar os sistemas, isso requer um olhar para a infraestrutura das escolas, o fortalecimento das unidades regionais, as UREs, para que tenham condições de dar uma resposta mais rápida à cada unidade e a cada servidor, porque cada regional tem uma singularidade, para que a gente possa vencer os desafios de combate à evasão, reprovação, analfabetismo. São conjuntos de ações para que a gente tenha elevação dos indicadores de qualidade no estado do Pará”, pontuou Leila.

Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO COM INFORMAÇÕES DO G1
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com