Estiagem prevista para a região oeste do Pará preocupa a Defesa Civil

image_pdfimage_print

Sendo um fenômeno natural que não pode ser evitado, a estiagem que afeta a região já preocupa alguns órgãos. A Defesa Civil de Santarém, oeste do Pará, realiza o monitoramento do rio Tapajós todos os dias e este acompanhamento apontou que ele está 1,68 metros abaixo do nível registrado no mesmo período em 2015, quando registrava 5,28 metros. Atualmente, a medição é de 3,60 metros.

Rio Tapajós Santarém (Foto Internet)
Rio Tapajós Santarém (Foto Internet)

Uma das principais preocupações do órgão é com o abastecimento de água potável nas regiões ribeirinhas e com a logística enfrentada por passageiros e trabalhadores no embarque e desembarque do porto da cidade.

Para a secretária da Defesa Civil, Luciane Sousa, um plano de contingência já foi elaborado para que possa dar suporte caso ocorra uma estiagem muito forte. “É preocupante. A gente está fazendo o monitoramento do rio e com essa análise que veirificamos que estava cada vez mais abaixo comparado aos anos anteriores e elaboramos o plano de contingência (…). Já enviamos para todos os órgãos que são parceiros da Defesa Civil e estamos fazendo esse monitoramento do nível dos rios”, enfatizou.

Volta do período chuvoso
Conforme o meteorologista Gabriel Costa, o fenômeno El Niño, um dos fenômenos naturais mais fortes já registrados na história, está perdendo força, fazendo com que o período chuvoso comece com chuvas intensas em meados do mês de novembro. “A estação chuvosa desse ano tende a ter acumulados maiores do que o período passado que estava influenciado pelo El Niño. Podemos esperar bem mais chuvas esse ano”, explicou.
Do G1 Santarém, com infomações da TV Tapajós  

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: