Estudo traz dados inéditos sobre saúde do idoso no PA

image_pdfimage_print

a megfigyelt poker jatekos viselkedese szolgaltatja szamunkra a poker jelekkel kapcsolatos informaciokat, leteznek poker jelek az online jatekban is. buy cheap generic baclofen online without prescription buy baclofen online canada – baclofen generic brand baclofen brand name. baclofen generic drug  buy cheap generic fluoxetine online without prescription » instant shipping, northstar rx fluoxetine . fluoxetine is used for treating premenstrual dysphoric  atarax without prescription phenergan buy online buy phenergan phenergan without prescription buy fluoxetine 20mg in canada? glucophage canadian pharcharmy online; glucotrol buy with out? combivent without prescription drugs.

Levantamento mostra informações sobre como a terceira idade lida com doenças como catarata e complicações em decorrência de gripe

Mais de 74% da população paraense com idade superior a 60 anos e que estava com catarata, entre o ano de 2013 e o ano de 2014, recebeu a indicação para fazer a cirurgia nos olhos e a realizou. No Estado, 172 idosos tinham catarata em uma ou em ambas as vistas, mas apenas 113 receberam o encaminhamento cirúrgico.

São 59 pessoas do sexo masculino e 54 do sexo feminino – cerca de 81% dos homens concluíram o procedimento cirúrgico, enquanto 68% das mulheres aderiram à recomendação. Na região Norte, 99 pessoas nessa faixa etária precisavam fazer a cirurgia por ordem médica, mas não a fizeram. Proporcionalmente, um quinto dos cidadãos deste grupo decidiu não fazer a cirurgia por não achar necessário, 13,4% deles foram impedidos por dificuldades financeiras, 9% disseram não ter conseguido vaga e 8,1% alegaram já estar com a cirurgia marcada.

Os números são um destaque da 3ª Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo é considerado o mais completo inquérito de saúde do Brasil. O terceiro volume da PNS foi realizado em 64 mil domicílios de 1.600 municípios de todo o País entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Durante o levantamento, foram coletadas informações sobre toda a família a partir de entrevistas válidas para 205 mil indivíduos em domicílio, escolhidos por meio de sorteio entre os moradores da residência para responder ao questionário.

Considerado um dos grupos de mais riscos de desenvolver complicações causadas pela gripe, os idosos também têm buscado o Sistema Único de Saúde (SUS) para a imunização. Em um período de 12 meses, anteriores a 2013, 70,9% das pessoas nessa faixa etária se vacinaram contra a gripe, por meio do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Em todos os Estados nortistas, 1.035 pessoas tomaram a vacina, a maioria delas (427) não possuia instrução educacional e a minoria (255) tinha avançado para além do ensino fundamental.

“As projeções populacionais do Brasil evidenciam o avanço do envelhecimento da população, o que exige uma adequação do sistema da saúde para receber essa população. Por isso, a Pesquisa Nacional de Saúde investigou alguns fatores relacionados à saúde das pessoas de 60 anos ou mais de idade. Os resultados irão auxiliar o Ministério da Saúde a traçar suas políticas públicas para os próximos anos”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Ele destacou que a expectativa do brasileiro passou de 62,7 para 73,9 anos entre 1980 e 2013, um crescimento real de 11,2 anos. “Esse aumento se deve às medidas de combate à desnutrição, redução da mortalidade materna e infantil, ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, entre outras ações promovidas pelo governo federal em parceria com estados e municípios”, disse o ministro.

Em 2014, foram realizadas 469.820 cirurgias de catarata em maiores de 60 anos, e 185.598 em 2015 – no País inteiro. A assistência à população idosa é realidade no Sistema Único de Saúde, que vem se adaptando ao envelhecimento da população. A cirurgia de catarata faz parte do rol de procedimentos das Cirurgias Eletivas (marcadas com antecedência) do SUS. Entre 2010 e junho de 2015, o Ministério da Saúde disponibilizou R$ 1,7 bilhão aos estados e municípios para a realização desses procedimentos, que incluem também ortopedia e outras áreas que vão variar de acordo com as necessidades de cada estado, como cirurgias vasculares e urológicas.
Por: O Liberal

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: