Ex-secretário foi vitima de latrocínio diz policia que prendeu dois menores de idade envolvidos no crime

image_pdfimage_print

Menor mostra local onde foi jogado o corpo (Foto Denis Macedo) – Segundo o Delegado de Policia Daniel Mattos, responsável pelo caso,  divulgou pra imprensa nesta quinta-feira que o ex-secretário de Meio Ambiente “Valdeir de Paula Peres “ de Novo Progresso,  foi vítima latrocínio (roubo seguido de morte) praticado por dois menores. A intenção deles seria levar a caminhonete. Outra pessoa,  esta maior de idade, prestou auxílio na ocultação de cadáver.

Leia Também:Corpo de ex-secretário municipal que estava desaparecido é encontrado

menores1

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Daniel Mattos, a investigação partiu após a denúncia da família de Valdeir de Paula Peres. A caminhonete foi localizada, e cinco pessoas foram presas, incluindo dois menores, que denunciaram o crime e apontaram onde estava o corpo.

Após o corpo ser localizado  e retirado do rio, foi encaminhado para o exame de necropsia, os policiais iniciaram o processo de investigação do crime para identificar os envolvidos. O delegado de polícia, Daniel Mattos, falou a equipe de reportagem da Rádio Cultura –FM, que o maior de idade foi liberado, mas que continua sendo investigado para ver  qual foi o envolvimento dele no crime, um indiciamento para apurar os fatos foi aberto em paralelo, disse. O delegado anunciou  que foi encontrada o celular da vitima e que este vai auxiliar no inquérito.

Leia Também:Ex-secretário de Meio Ambiente está desaparecido em Novo Progresso

O Crime

Policia Militar retirando corpo de Valdeir (Foto Denis Macedo)
Policia Militar retirando corpo de Valdeir (Foto Denis Macedo)

Após serem presos  os dois menores com iniciais J. e L. confessaram o crime eles  atraíram Valdeir , na noite do  dia 10 no carnaval , de posse do veiculo camioneta hylux , o levaram e jogaram no rio poraquê e posteriormente deferiram golpes de faca, onde há vitima veio em óbito.

Conforme informações dos dois adolescentes masculinos, outras pessoas foram usadas para atrair a vitima, incluindo meninas que por sua vez ficaram ao meio do caminho.

De posse de todas as informações repassadas pelos envolvidos no crime, os policiais irão inserir os fatos no inquérito policial que será transformado em um procedimento especial de apuração de ato infracional, dado que todos os autores envolvidos no crime são menores inimputáveis (adolescentes).

Segundo a policia , os menores , tem passagens pela polícia por cometerem outros ilícitos relacionados ao crime contra o patrimônio, danos, roubo, uso e tráfico de drogas ilícitas.

O  delegado Daniel Mattos informou que o crime está sendo tipificado como latrocínio (roubo seguido de morte).

O que acontecerá agora?

Tendo em vista que eles não foram capturados em qualquer das situações dispostas pelo Artigo 302 que são as condições de flagrante delito, a polícia civil fica impossibilitada de prender os acusados pelo fato de constar em lei.

Valdeir de Paula Peres
Valdeir de Paula Peres

“A policia divulgou que esta segurando eles sob custodia, para garantir integridade dos menores”.

Após ser confirmado as identificações dos envolvidos e feita as oitivas, eles serão entregues aos pais ou responsáveis. A justiça pode determinar que sejam transferidos para centro socioeducativo.

Opinião

Em consulta ao Jurista do Jornal Folha do Progresso, ele disse que o delegado sabe  que mesmo após o trabalho feito, os investigadores se deparam com um sentimento de impunidade aos menores envolvidos em crimes que mesmo sendo capturados em flagrante delito, os policiais se deparam com outro problema que é a falta de vagas em estabelecimentos socioeducativos. “E até por essa sensação de impunidade, que eles (menores) tornam a delinquir”, Lamentavel.

Por Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br site:www.folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: