Exclusiva – Confirmado hoje o primeiro caso de bebê com microcefalia em Novo progresso

image_pdfimage_print

A confirmação do primeiro caso de bebê com microcefalia decorrente de infecção pelo zika vírus acende o alerta em Novo Progresso. A mulher deu a luz no hospital municipal. A informação partiu da pediatra Dra. Maria Eugênia, que atendeu a criança após o nascimento na quarta-feira (20) e esta desde o início acompanhando todos os exames.
Vários exames foram realizados, mas o exame que apresentou resultado positivo para microcefalia foi feito no dia seguinte ao nascimento a partir da medição do crânio do recém-nascido, que é muito menor que de uma criança normal.
Segundo a pediatra destacou, não havia indicação da circulação do zika vírus na cidade ou qualquer associação com riscos para as gestantes de Novo Progresso. A primeira evidência da associação do vírus aos casos de microcefalia no município surge agora com força total sendo motivo de grande preocupação, especialmente porque ao investigar o caso, descobriu-se que a mãe que é moradora do bairro Tom da Alegria II e não viajou em nenhum momento, nem antes nem durante a gestação. “com isso se conclui que obviamente a mãe foi infectada aqui mesmo em Novo Progresso” disse a profissional.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Progresso, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica informou, com a confirmação do caso de microcefalia, já deu início pelo mesmo bairro Tom Alegria onde mora a mãe da criança afetada, um intenso trabalho de cadastramento de todas as mulheres gestantes, que estão sendo encaminhadas para o hospital e postos de saúde para realização de exames complementares e específicos. Esse trabalho deve ser estendido nos próximos dias para todo o município. “Isso demonstra que todos nós, Setor de Endemias e população devemos manter diariamente todos os cuidados contra o mosquito aedes, que transmite dengue, Zika(que causa microcefalia em bebês) e chikungunha.
Por  Édio Rosa, informações Repórter José Barros / Cultura FM – 87.9
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: