Falta d’água em Novo Progresso coloca empresa Águas de Novo Progresso no ‘paredão’

image_pdfimage_print

Empresa enrola, distorce e acaba reconhecendo inadimplências na falta de fornecimento de água na cidade de Novo Progresso (Foto:Via WhatsApp)

O gerente da operação Diogo Gasparin, em entrevista a imprensa local, jogou a culpa na adutora, e confessou que o problema e crônico e precisa de mais dias para normalizar o abastecimento.  A solução é uma nova adutora para resolver o problema disse Gasparin.

Com direito de 30 anos de concessão a empresa coza de privilégios – sem cumprir com cláusulas contratuais – os investimentos neste tempo não são compatíveis, e tudo indica que muito desabastecimento ainda virá.agea

DESCASO

Nessa semana moradores de diversos bairros procuraram o Jornal Folha do Progresso para fazer denúncias sobre falta de água. As queixas estão se tornando cada vez mais frequentes. Nesse período de extremo calor, moradores de Novo Progresso ainda precisam enfrentar a falta de água, mesmo pagando as contas em dias.

Leia Também:A Voz do Povo: Falta de água e poeira constante continua revoltando moradores da cidade de Novo Progresso

*Moradores reclamam de poeira e da falta de água nas torneiras em Novo Progresso

“Em nome dos moradores do bairro Bela Vista, venho fazer uma denúncia sobre a falta constante de água. Minha vizinha comentou que o seu reservatório está acabando e teme que isso aconteça. Hoje tive que comprar água, pedimos a Empresa Águas de Novo Progresso que solucione essa questão, estamos insatisfeitos por não poder usufruir daquilo que é essencial e que pagamos para ter.”  Estivemos na sede da empresa eles descaradamente mandaram nos procurar a prefeitura para reclamar.

Moradores fazem filas no escritório da empresa para reclamar da falta de água em Novo Progresso. (foto:Jornal Folha do Progresso)
Moradores fazem filas no escritório da empresa para reclamar da falta de água em Novo Progresso. (foto:Jornal Folha do Progresso)

Após deixar os mais de 28 mil moradores da cidade de Novo Progresso, sem o fornecimento de água por mais de uma semana, um representante da empresa Águas de Novo Progresso falou sobres o desabastecimento e apresentou as providências que serão tomadas para solucionar de vez de problema”. Sem dizer qual é o montante do investimento, a Empresa apenas relatou que está a execução de uma nova adutora de água tratada.  Disse que a capacidade de armazenamento e bombeamento é suficiente para atender a demanda. “Em nenhum momento a empresa falou em ressarcir aos moradores e comerciantes da região dos prejuízos que estão sofrendo”.

Ouça o áudio.

O Jornal Folha do Progresso foi procurado por uma autoridade política, que explanou o descaso e acusou a empresa pelos transtornos gerados e disse que a falta de água nas torneiras dos moradores de Novo Progresso é incompetência de gestão da empresa.  Apontou várias cláusulas contratuais, que não vem sendo cumprida pela concessionária, incluindo a falta de planejamento e investimentos da Concessionaria “para melhorar o sistema de captação e distribuição da água na sede da cidade e nas comunidades, além da falta de medidas para mitigar os impactos do episódio”.  A incompetência da gestão da empresa no município trouxe prejuízos expressivos, uma vez que a cidade em um todo foi afetada. Não é de hoje que problemas no abastecimento vem ocorrendo no município.

ageaaa

A incapacidade da  Concessionária em cumprir com a sua obrigação em fornecer água potável com regularidade, levou o Vereador Juliano Simionato (União Brasil) a procurar o  Ministério Público do Estado do Pará (MPPA),  e disse que vai tomar medidas constitucionais para que caso seja necessário, uma CPI possa ser instaurada e o processo licitatório ser  outra vez questionado, e até a perca do direito da concessão, por não cumprirem várias cláusulas do contrato de concessão, e que todos os vereadores estão empenhados e cobrando da empresa uma solução definitiva, disse o vereador.
A empresa deve tomar medidas urgentes, incluindo a isenção da tarifa na próxima fatura, a realização de um mutirão de atendimento na região para o recebimento das demandas de ressarcimento dos clientes da cidade e comunidades e a suspensão dos cortes no fornecimento de água para os clientes até a regularização do abastecimento. Carros-pipas também devem ser mantidos para atender a demanda, apesar do responsável pela empresa em entrevista informar que os reparos foram finalizados, mas até o momento vários bairros da cidade estão sem abastecimento de água e os caminhões pipas disponibilizados pela empresa não conseguem atender a demanda, relatou.
O vereador informou também que é membro do Conselho Municipal de Saneamento, o qual os membros estão se reunindo e fazendo cobranças junto a Concessionária Águas de Novo Progresso, e que providências já estão sendo tomadas.
A incompetência administrativa e operacional da Concessionária Águas de Novo Progresso, deixou a população sem água, isto é inadmissível, concluiu o vereador.

 

Por: Jornal Folha do Progresso em 26/07/2022/16:17:49

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: