Família denuncia à Polícia Civil desaparecimento de piloto do RJ após voo na Terra Yanomami

Álvaro Miranda Neto está desaparecido há um mês — Foto: Arquivo Pessoal
Álvaro Miranda Neto, de 50 anos, está desaparecido desde 26 de setembro, após sobrevoar a região do Alto Catrimani e Maloca Tapiú, em Roraima. A família relata que ele estava a serviço de duas empresas de táxi aéreo.

A família do piloto de helicóptero Álvaro Miranda Neto, de 50 anos, denunciou à Polícia Civil de Roraima o desaparecimento dele, após realizar um voo entre as comunidades Alto Catrimani e Maloca Tapiú, na Terra Indígena Yanomami.

Álvaro é do Rio de Janeiro e estava trabalhando para duas empresas de táxi aéreo em Roraima, segundo a esposa dele, que preferiu não se identificar. O desaparecimento ocorreu no dia 26 de setembro. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado no dia 21 de outubro.

A Polícia Civil informou que o desaparecimento do piloto foi encaminhado ao Núcleo de Investigação de Pessoa Desaparecido (NIPD), mas que a investigação relacionada ao acidente aéreo cabe ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea. Procurada, a FAB não respondeu até a publicação da matéria.

Conforme a esposa de Álvaro, ele trabalhou pelas duas empresas por 25 dias, e desapareceu no 26º dia. Segundo ela, o boletim de ocorrência não foi registrado antes, pois as empresas estavam “prometendo realizar as buscas por conta própria”.

Procurada, a empresa Icarai Táxi Aéreo informou que não conhece o piloto e que não possui “nenhuma aeronave realizando serviços na região”. Já a empresa Cataratas, informou por meio do jurídico da empresa, que o proprietário Rodrigo Mello está “à disposição de todas as autoridades para prestar todo e qualquer tipo de esclarecimento que ajude nas buscas”.

   “No vigésimo sexto dia, me avisaram que tinha um problema com o Álvaro, e ele realmente não estava me respondendo. O dono das empresas disse que estava fazendo as buscas, que estava fazendo as procuras, que tinha pedido aos indígenas, que ia pagar as horas de voo e tudo o que ele voou, e eu, acreditando nele. Que falou que estava sobrevoando, que estava procurando, que tinha busca por terra e quando eu fui na Polícia Civil, ele parou de me responder”, conta a esposa.

Piloto desapareceu entre duas comunidades na Terra Yanomami — Foto: Arte g1
Piloto desapareceu entre duas comunidades na Terra Yanomami — Foto: Arte g1

A esposa diz que foi informada de que o helicóptero pilotado por Álvaro estava com um problema na “pá”, mas mesmo assim, ele decolou.

“Segundo me foi informado, ele tinha pousado em uma clareira e viu que a pá estava um pouquinho danificada. A aeronave decolou e não chegou no pouso. Então, a gente acha que nesse meio de caminho, por essa pá danificada, ele pode ter caído, as árvores fecharam, ele está lá em baixo e ninguém está procurando por terra”.

Após o registro do boletim de ocorrência, o relato foi enviado ao Corpo de Bombeiros. Em nota, a corporação informou que, por conta do longo período do desaparecimento, os bombeiros estão “trabalhando no levantamento das informações pertinentes ao caso junto aos órgãos competentes para verificar a possibilidade do envio de uma equipe ao local para realizar as buscas”.

A esposa de Álvaro e a família pedem que sejam intensificadas as procuras por terra.

    “A gente quer que façam as buscas terrestres. Só queremos que achem o corpo do meu marido, pois ninguém sabe nem se ele está vivo. Será que ele está com os indígenas? Será que ele está por lá tentando sobreviver? São 30 anos de piloto, são mais de 30 mil horas de voo, ele é muito preparado”.

Por g1 RR — Boa Vista
26/10/2021 20h59
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/inep-prorroga-prazo-de-inscricao-para-certificadores-do-enem-2021/