Fenômeno ‘terras caídas’ atinge comunidades da região do Arapixuna em Santarém

image_pdfimage_print

Comunidades Guajará e Vila Amazonas ficam às margens do rio Amazonas — (Foto: Odiane Costa/Arquivo Pessoal)
Casas foram parcialmente destruídas, pequenas embarcações ficaram soterradas e a histórica escadaria da comunidade Guajará também foi atingida.

Duas comunidades da região do Arapixuna, em Santarém, oeste do Pará, foram atingidas com o fenômeno terras caídas após chuvas intensas na quarta-feira (20). Uma equipe da Defesa Civil está se deslocando para as comunidades.

Quatro residências das comunidades Guajará e Vila Amazonas foram atingidas pelo fenômeno, canoas e pequenas embarcações utilizadas por pescadores ficaram soterradas.

Moradores relataram que momento do fenômeno foi desesperador. Um jovem que saía para buscar a embarcação que faz o transporte escolar por pouco não foi “engolido” pelas terras caídas.

Um dos principais pontos históricos e turístico da Distrito de Arapixuna, a escadaria do Guajará com 162 degraus também teve a estrutura comprometida pelo fenômeno.

A Defesa Civil foi acionada pelos moradores para fazer o levantamento dos prejuízos causados e direcionar as ações para as famílias atingidas.

Fenômeno Terras Caídas

O fenômeno “terras caídas” acontece quando a correnteza do rio bate com força nas margens e destrói o solo, provocando deslizamentos de terra. O fenômeno é acelerado com a passagem de embarcações de grande porte, que provocam ondas fortes.

Por: Dominique Cavaleiro, G1 Santarém, PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: