Filhote de peixe-boi resgatada em Monte Alegre é transferida para zoológico em Santarém

image_pdfimage_print

Filhote foi resgatado por agentes da Semma Monte Alegre — Foto: Semma Monte Alegre/Divulgação

‘Piapó’ foi batizada com o nome da comunidade onde foi encontrada presa em um igarapé. Animal permanecerá na instituição até que possa voltar à natureza.

Depois de ficar sob cuidados da equipe que a resgatou em Monte Alegre, no oeste do Pará, uma filhote de peixe-boi foi transferida nesta quinta-feira (23) para um zoológico em Santarém. Na instituição há um projeto que ajuda na recuperação da espécie.

“Piapó” tem cerca de dois meses, 98 cm e 16 quilos. Ela foi batizada com o nome da comunidade onde foi encontrada por moradores, localizada na zona rural.

O animal estava preso em um igarapé que está secando devido a vazante dos rios. Há suspeita de que a mãe tenha sido capturada por pescadores.

Desde o resgate na semana passada, a peixe-boi ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebendo alimentação e cuidados veterinários.

De acordo com o veterinário Jairo Moura, responsável pelo setor que recebe animais resgatados no ZooUnama, a filhote apresenta uma lesão próxima à cauda. Ela ficará sendo observada nos próximos dias.

“O animal está magro e apresenta o ferimento. Ela está sendo monitorada. Um ponto importante é que o filhote efetuou bem a primeira mamada e isso é um bom sinal, entretanto é muito cedo para fazermos esse tipo de comemoração”, disse Jairo.

No zoológico, a filhote receberá alimentação adequada até que atinja peso e tamanho para ser transferida para uma área de adaptação em uma comunidade rural de Santarém. Lá, o animal passará mais um período até que esteja apto para ser reintroduzido na natureza.

Por g1 Santarém e Região — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: