Fisioterapia respiratória auxilia na recuperação de pacientes do Hospital de Campanha de Santarém

image_pdfimage_print

Pacientes internados na Unidade recebem fisioterapia respiratória e motora diariamente.

A fisioterapia respiratória é essencial no tratamento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. No Hospital de Campanha de Santarém (HCS), as sessões com a fisioterapeuta são realizadas em pacientes que necessitam de reexpansão pulmonar. Essa técnica atua em áreas pulmonares que não estão ventilando adequadamente.

A fisioterapia respiratória ajuda na melhora da saturação, que é o transporte de oxigênio pelo sangue. De acordo com a fisioterapeuta, Manoela Ponce, que integra a equipe do Hospital, esse tipo de tratamento é feito com o objetivo de recuperar ou fortalecer funções respiratórias do paciente. “Os pacientes fazem exercícios que podem durar até uma hora. Claro que cada caso é um caso, mas em geral os pacientes do Campanha têm a mesma dificuldade respiratória”, explicou.

processed1
Ainda segundo Manoela, a fisioterapia respiratória busca manter ou melhorar a capacidade respiratória do indivíduo, remove secreções do trato respiratório como todo, buscando condições mais adequadas de respiração ao paciente. Além disso, as técnicas aplicadas visam a liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar.

Perfil do paciente que faz fisioterapia na estabilização

De acordo com o fisioterapeuta, Fábio Abreu, o perfil de atendimento da estabilização é de paciente com um quadro mais agravado e que apresenta baixa saturação. “Alguns necessitam ser intubados e outros fazem tratamento por Ventilação Não Invasiva (VNI). Além de adotarmos, em alguns casos, a posição prona, tanto em pacientes intubados quanto pacientes não intubados”, enfatizou.

processed3
O atendimento da equipe de fisioterapia do HCS da atenção redobrada para os pacientes que apresentem comprometimento dos pulmões ou que necessitem ficar acamados por um período prolongado e tenham perda de massa muscular. As sessões variam de acordo com o quadro clínico do paciente, podendo durar até uma hora.

Fábio explica que os exercícios promovem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da ativação dos músculos ventilatórios que compõe o sistema respiratório. “Pacientes incapacitados, acamados, também recebem além da fisioterapia motora, a respiratória”, finalizou.

Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Fonte:AscomHCS/Com Fotos

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: