Força Aérea suspende buscas a monomotor que desapareceu com dois no oeste do Pará

image_pdfimage_print

Tassiano dos Santos Fernandes e o piloto Leonardo Pereira Machado estavam a bordo do monomotor Cessna AirCraft-210L — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Voos totalizaram 36 horas em uma área de 3.172 km². Aeronave desapareceu no dia 12 de abril, e a família do piloto segue nas buscas.

Após 36h de voos, a equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu as buscas ao monomotor que desapareceu no dia 12 de abril com duas pessoas no Pará. A área da operação se concentrou entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre, no oeste do estado.

A suspensão da operação ocorreu na quarta-feira (24) após a equipe cumprir quatro padrões de buscas, de acordo com protocolos internacionais, na área total de 3.172 km² – o que equivale a mais de 3 mil campos de futebol. As buscas iniciaram no dia 20, com média de 7h de voos diários.

Força Aérea retoma buscas por monomotor na região oeste do Pará

De acordo com a FAB, a área é de mata fechada e região montanhosa, e esses fatores dificultaram a observação visual das equipes de busca e salvamento.

A missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Manaus (Salvaero), equipada com a aeronave SC-105 Amazonas, que tem tecnologia avançada para essas ações, como o sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infra-vermelho capaz de detectar calor em áreas remotas.

Aeronave SC-105 Amazonas tem tecnologia avançada para fazer operações de buscas e salvamentos — Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação
Aeronave SC-105 Amazonas tem tecnologia avançada para fazer operações de buscas e salvamentos — Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação

Família faz buscas

Ao G1, a família de um dos desaparecidos, o piloto Leonardo Pereira Machado, lamentou a FAB não conseguir localizar a aeronave e informou que continua nas buscas.

Na quarta-feira (24) foram feitos voos particulares próximos ao rio Jari e Ipitinga. Também pelos rios equipes se dividiram para procurar os desaparecidos ou vestígios da aeronave.

O desaparecimento

O avião monomotor Cessna AirCraft-210L, de prefixo PR-RAW, desapareceu no dia 12 de abril, após decolar de Jacareacanga, no sudoeste do Pará com destino a Laranjal do Jari, no Amapá. As buscas se concentram entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre, onde foi rastreado pela última vez o sinal de celular do piloto.

Informações repassadas por uma operadora de celular à família do piloto Leonardo Pereira Machado são de que houve rastreamento do sinal no dia 12, às 12h54 na região do município de Uruará, e às 13h57 em Monte Alegre. Depois, o sinal não foi mais captado.

A informação foi confirmada ao G1 pela esposa do piloto Leonardo Pereira Machado. Além do piloto que é natural do estado de Goiás, viajava na aeronave o itaitubense Tassiano dos Santos Fernandes.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

 Mapa mostra pontos de decolagem, de onde foi rastreado o último sinal do celular e do destino final da rota de voo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mapa mostra pontos de decolagem, de onde foi rastreado o último sinal do celular e do destino final da rota de voo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: