Furacão Maria pode devastar Porto Rico com ventos de 260 Km/h

image_pdfimage_print

Menos de dez dias após o furacão Irma ter devastado diversas ilhas do Caribe, o furacão Maria ganhou força, nesta segunda-feira (5), e deve atingir a ilha de Dominica com ventos que podem chegar a 260 km/h. Ele foi elevado à categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson.

Segundo metereologistas, Porto Rico, que também está na rota do furacão, deve receber o maior impacto sobre a ilha por fenômenos desta natureza em quase um século.

De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), divulgado meia-noite (21h, no horário de Brasília), o furacão Maria está se movendo a 15 km/h.

O furacão estava a 25 quilômetros a leste-sudeste de Dominica e a 70 quilômetros a nordeste de Martinica, ambas nas Pequenas Antilhas.

“O núcleo extremamente perigoso de Maria deve passar sobre a Dominica nas próximas uma ou duas horas”, diz nota divulgada pelo centro norte-americano. “É provável que Maria afete Porto Rico como um furacão extremamente perigoso.”

O furacão também pode resultar em “uma perigosa tempestade e ondas grandes e destrutivas”, as quais elevariam os níveis do mar entre 1,2 e 1,8 metro. Um aviso de furacão foi emitido para Porto Rico, Vieques e Culebra.

Embora o furacão esteja seguindo uma trajetória semelhante a do furacão Irma, que atingiu o Caribe e a Flórida,  ainda é muito cedo para prever se ele chegará à costa dos Estados Unidos.

Fonte: DOL.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: