Garimpeiros de Ametista do Sul realizam protesto na BR-386
Trânsito é bloqueado a cada 15 minutos na ponte que liga o RS a Santa Catarina (Fotos:Reprodução)
Nesta quinta-feira (7), garimpeiros de Ametista do Sul e região realizam um protesto na BR-386, em Iraí, no norte do Estado, pelo retorno imediato das atividades em minas de pedras preciosas.
O grupo está reunido próximo à ponte que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O trânsito é bloqueado a cada 15 minutos na região. Três unidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham a manifestação, que começou às 9 h. A mobilização deve se estender até as 17h. Segundo a PRF, a mobilização reúne 150 pessoas, mas, segundo os organizadores, cerca de 500 manifestantes estão reunidos.
Conforme o garimpeiro Alberto de Souza, uma das lideranças do movimento, o protesto é pacifico e busca chamar a atenção das autoridades para a volta do trabalho da categoria.
— Nós só queremos voltar a trabalhar, nada mais do que isso. Sabemos que precisamos atender as adequações previstas na legislação em vigor, mas para isso precisamos retornar às atividades, pois é daí que vem o sustento das famílias e só assim vamos conseguir nos adequar a legislação — afirma Souza.
As atividades foram suspensas no dia 25 de julho, após uma operação do Exército em mais de 150 garimpos irregulares de Ametista do Sul e região e resultou na prisão de 15 pessoas. Também foram realizadas 24 autuações, além da apreensão e destruição de quase 1 tonelada de pólvora mecânica produzida, utilizada e armazenada de forma irregular.
Desde então, 1,3 mil garimpeiros não puderam retornar ao trabalho. Entre trabalhadores e familiares, são cerca de 3,5 mil pessoas afetadas.
Somente em Ametista do Sul são mais de 800 garimpeiros afetados. Pelo menos 80% da economia local vem do garimpo, segundo o município.
Vistoria do exército
Na terça-feira (5), o exército inspecionou a obra da futura fábrica de pólvora negra da Cooperativa de Garimpeiros de Médio e Alto Uruguai (Coogamai), no interior de Ametista do Sul. O local está em construção em área doada por empresário, por meio de um termo de cessão de uso por 30 anos, com possibilidade de renovação. Objetivo da inspeção foi verificar o andamento da obra e orientar as adequações necessárias para atender a legislação em vigor.
Regularização
Nas interdições realizadas nos garimpos irregulares durante a operação, o Exército solicitou a regularização do uso, manejo e depósito dos explosivos dos garimpos de Ametista do Sul. Os trabalhadores só poderão voltar à função com um novo aval do Exército, Crea, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Fepam.
Fonte: e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/09/2023/6:49:08
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.folhadoprogresso.com.br/revisao-da-sapphirebet/