Gastronomia marajoara é declarada patrimônio cultural do Pará
Foto Reprodução| O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB), comandou nesta terça-feira, 25, o encerramento da programação do Alepa Itinerante 2025, realizado em Breves, no arquipélago do Marajó. A agenda, que incluiu audiência pública pela manhã e sessão ordinária no período da tarde, marcou a última etapa do ciclo de escuta que percorreu cinco regiões do Estado ao longo do ano. Em Breves, Chicão destacou que levar o Parlamento até os municípios é uma estratégia essencial para fortalecer a participação social e garantir que as decisões legislativas representem a realidade de cada região.
Durante o Alepa Itinerante, em Breves, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 69/2024, de autoria do deputado Iran Lima (MDB), que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, a Gastronomia Marajoara. Segundo o Líder do governo na Alepa, com o advento da COP no Pará, o mundo teve a oportunidade de conhecer a nossa rica gastronomia paraense, em especial, os alimentos que tanto amamos como o queijo do Marajó, as nossas carnes do búfalo marajoara, nossos peixes, camarões, entre tantas outras comidas genuinamente paraenses.
Búfalo Carabao
De autoria do deputado delegado Nilton Neves (PSD), os parlamentares aprovaram, também, o Projeto de Lei n° 526/2024 que declara como Patrimônio Cultural de Natureza Material do Pará, o Búfalo Carabao. A raça Carabao, adaptada para as áreas pantanosas da Ilha de Marajó, se tornou um símbolo cultural e econômico da região. Essa raça asiática é caracterizada por ser forte e resistente às condições do ambiente alagado, sendo utilizada tanto para produção de carne quanto para trabalho e lazer.
Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/11/2025/12:42:41
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com