Geração Z é o público que mais cresce nas negociações de dívidas no Pará, revela Serasa

Foto: Reprodução | Em meio a um cenário de inadimplência recorde no país, os brasileiros têm buscado alternativas para regularizar as finanças. Segundo a Serasa, os primeiros meses de 2025 contabilizaram crescimento de 11,4% no número de consumidores que negociaram suas dívidas, em relação ao mesmo período de janeiro a julho de 2024. Entre eles, os jovens de 18 a 25 anos se destacam, com alta expressiva de 49% na quantidade de pessoas que negociaram na plataforma Serasa Limpa Nome.

Mais de 1,5 milhão de pessoas da Geração Z negociaram dívidas nos sete primeiros meses desse ano – a representatividade saltou de 9,9% para 13,3% do total de consumidores. A diminuição, por sua vez, fica na conta dos mais velhos, com mais de 65 anos, que registraram queda de 4,7% no período.

No Pará, de acordo com a Serasa nos primeiros sete meses do ano houve crescimento de 13,16% no número de consumidores que negociaram suas dívidas, em relação ao ano passado. Assim como no cenário nacional, os jovens de 18 a 25 anos do Pará foram os que mais negociaram, 64,76%.

“O aumento da participação dos jovens mostra que a educação financeira e o acesso facilitado à negociação têm feito diferença para uma geração que ainda está aprendendo a lidar com as finanças”, explica Patrícia Camillo, gerente da Serasa. “Compreendendo pessoas com até 25 anos, muitos estão dando primeiros passos na vida profissional, e aproveitar os descontos agora pode evitar que as dívidas se transformem em um problema maior no futuro”.

Mais responsáveis e interessados em finanças

Em linha com o levantamento, uma pesquisa da Serasa ouviu 2.923 jovens de 18 a 29 anos, para entender as tendências de comportamento da Geração Z em relação ao dinheiro. De acordo com o estudo, 55% dos entrevistados já assumiram a responsabilidade dos seus próprios gastos mensais e 39% contribuem ou dividem as despesas da casa.

No Norte, 59,9% responderam que são responsáveis pelos próprios gastos e 38,9% dizem que ajudam nas despesas da casa.

“Essa geração se mostra ainda mais madura financeiramente, colocando o pagamento de contas e dívidas, por exemplo, como uma das prioridades com o dinheiro que têm atualmente”, analisa Patrícia. “Além disso, mais da metade dos jovens (57%) afirmam que aprenderem a correr atrás de sua estabilidade financeira por terem crescido em um ambiente instável, adotando novos hábitos e buscando mais informações sobre educação financeira”.

image (2)

Inadimplência segue em alta

O Brasil encerrou julho com 78,16 milhões de pessoas inadimplentes, a maior marca do ano e da série histórica da Serasa. No total, são 307 milhões de dívidas, que somam R$ 482 bilhões – o valor médio por débito é de R$ 1.570,17.

Bancos e cartões de crédito lideram as causas da inadimplência, concentrando 27,2% das pendências. Em seguida, aparecem contas básicas como água, luz e gás (20,6%) e financeiras, empresas que concedem crédito, mas não são bancos (19,47%).

Ao analisar o perfil dos inadimplentes, por sua vez, os jovens ainda representam a menor parcela, mas os números seguem crescendo em todas as faixas-etárias. “São sete meses consecutivos de alta, desde a última queda registrada em dezembro de 2024”, afirma Patrícia. “Para todas as idades, regularizar as contas é o primeiro passo para sair do vermelho e retomar o controle da vida financeira”.

image (3)

Em julho, a Serasa registrou no Pará 2.880.461 milhões de inadimplentes, um aumento de 0.88% em relação a junho quando eram 2.855.214 milhões de pessoas nessa situação.

O ticket médio de dívidas por inadimplente no estado é de R$ 4.742,25. Bancos e cartões é o segmento com maior número de endividados, 28,27%. Em seguida aparece as financeira com 20,91% e o varejo, com 17,89%.

Oportunidades para o segundo semestre

Com mais de mil empresas parceiras de diferentes setores, a Serasa oferece 623 milhões de ofertas de negociação com descontos de até 90%. As oportunidades estão disponíveis nos canais oficiais e podem ser fechadas de forma totalmente digital:

  • App Serasa no Google Play e App Store
  • WhatsApp 11 99575–2096

 Sobre a Serasa  

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

Fonte: Jornal Folha do Progresso/ Três Comunicações e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/08/2025/05:04:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com